Capa notícia DIB

Desafio Inovação na Borracha escolhe os melhores projetos

Banca final do Desafio Inovação na Borracha aconteceu no último dia 29/09, no Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG.

O projeto criado pelos acadêmicos de Biotecnologia da UFG, Iago Beffart, Heitor de Oliveira, Júlia Moraes, Gianlucca Urzeda e Rodolfo de Carvalho obteve o primeiro lugar no DIB - Desafio Inovação na Borracha, desenvolvido pelo CEI - Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG e a APROB-GO, Associação Nacional dos Produtores da Borracha em Goiás, com o objetivo de buscar soluções para os problemas da Heveicultura.

A proposta, que recebeu o nome de Inibitech, se baseia em um composto microorgânico destinado a reduzir o mau cheiro do látex, matéria prima da borracha. Com isso, os alunos, que já desenvolviam projetos na BY Technology, Empresa Júnior do IPTSP - Instituto de Patologia e Saúde Pública da UFG, pretendem diminuir os transtornos na coleta e no transporte do látex. Em alguns lugares, a substância não pode ser transportada por causa do cheiro considerado tóxico.“Agradecemos a oportunidade de participar do DIB, aprendemos muito e queremos desenvolver essa tecnologia para ajudar a desenvolver a Heveicultura", observou Júlia Moraes.

Em segundo lugar, ficou o SIT, sistema elétrico/hidráulico destinado a otimizar a coleta, o beneficiamento e o transporte do látex.Os criadores do projeto são Thomas Hudson e João Pedro, acadêmicos de Engenharia Elétrica da PUC-GO.

Bruno Cosse(Engenharia Elétrica),Gabriell Carvalho(Sistemas de Informação), Higor Maciel(Agronomia), Kaio César(Engenharia Mecânica) acadêmicos da UFG e Pedro Beze, estudante de Direito da PUC – GO, obtiveram o terceiro lugar com o Auto Spoon, equipamento para automatizar e padronizar o processo de coleta do coágulo (látex).

DIB 1 lugar DIB 2 lugar DIB 3 lugar
Inibitech: 1º lugar SIT: 2º lugar Auto Spoon: 3º lugar

Final

O resultado foi divulgado, após a apresentação final realizada no CEI com a presença de todas as equipes e da banca julgadora. Cândido Vieira Borges, coordenador de Inovação e Transferência e Inovação tecnológica, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG, agradeceu o envolvimento de todos os que contribuíram para a realização do Desafio e a parceria da APROB."Estamos contentes com os resultados e abertos a novos projetos", finalizou.

Desafio

O Desafio Inovação na Borracha foi lançado no último dia 06 de maio e inscreveu 186 participantes, divididos em 52 equipes, 6 chegaram à final. Durante quatro meses, os desafiados participaram de palestras, workshops e visitas a seringais, receberam também mentorias com empreendedores e técnicos em Heveicultura.”O entusiasmo e o esforço das equipes superou as expectativas, todos são vencedores aqui, analisou Daniel Pagotto”, o coordenador do Desafio.

Premiação

O primeiro colocado no Desafio receberá 5 mil reais, o segundo colocado 3 mil reais e o terceiro colocado levará 2 mil reais. Os prêmios serão entregues durante o V Congresso de Heveicultura, que ocorrerá dos dias 24 a 27 de outubro em Goiânia.

O diretor executivo da APROB - GO, José Fernando Benesi, elogiou o esforço e o desempenho das equipes. "Esses meninos mostraram que a geração mi mi mi passa longe daqui, estão  muito focados em fazer algo mais. "Temos todo o interesse em ver esses projetos na prática, queremos auxiliá-los nessa tarefa", finalizou.

Fonte: Ednamar Dias Santos - Assessoria de Imprensa- Rede Goiana de Inovação