robo RYD

Startup incubada no CEI está na final do Prêmio CREA de Meio Ambiente

A Startup RYD Engenharia, voltada para projetos de engenharia elétrica e automação e incubada no Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG (CEI), foi classificada para a fase final do Prêmio CREA Goiás de Meio Ambiente 2017.O vencedor será conhecido no dia 30 de novembro.

O concurso está na 16ª. edição, e apresenta o tema “Água. A origem de Tudo. Não deixe da vida secar.” A premiação é concedida a projetos, iniciativas instituições e pessoas físicas voltados para a preservação, defesa e recuperação do meio ambiente, nas modalidades Biodiversidade, Elementos Naturais, Imprensa, Inovação Tecnológica e Sociedade Sustentável.

A RYD concorre na categoria Inovação Tecnológica com o VXM, solução que permite inspecionar e mapear tubulações de água, esgoto, ar condicionado e industriais. O sistema é composto por um robô e um software para coletar informações sobre problemas como rachaduras e buracos, garantindo maior eficiência e precisão durante manutenções preventivas e corretivas.O sistema ajudará a reduzir o desperdício, que no Brasil chegou a 37% do total de água tratada em 2010, prejuízo da ordem de R$1,3 bilhão. Os dados são do Instituto Trata Brasil e foram publicados pelo Jornal Folha de São Paulo.

robô-ryd

Apoio ao empreendedorismo.

A Startup foi criada pelos engenheiros Rauhe Abdulhamid (27) e Danilo Sulino (26), graduados em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás, e Yi Lun Lu (Romário) de 28 anos, engenheiro de computação também graduado pela UFG.

O projeto é incubado no CEI, na modalidade residente, onde são disponibilizados planejamento, assessoria, cooperação e contatos de rede para que os empreendimentos se desenvolvam em ambientes adequados à inovação. Os índices de sucesso de empresas incubadas podem chegar a 90% conforme indica pesquisa do Sebrae.

A gerente do CEI, Emília Rosângela, comemorou a classificação da RYD para a final do concurso. “Esse reconhecimento é importante para estimular outros jovens empreendedores, esperamos que este e outros projetos do CEI cresçam cada vez mais”, concluiu.

Conheça mais sobre a RYD Engenharias: http://www.rydengenharia.com.br

Texto por Ednamar Dias dos Santos - Rede Goiana de Inovação.