capa final 4oeu

Vencedores da 4ª OEU - Olimpíada de Empreendedorismo Universitário na UFG

Banca para escolher os vencedores da 4ª OEU - Olimpíada Olimpíada de Empreendedorismo Universitário na UFG, aconteceu no último domingo (26), e premiou projetos das categorias Negócios e Social.

Projetos Campeões da Categoria Social

O projeto Acquondicionado, criado pelos alunos Paulo César Maia (Ciências Ambientais), Bruna Rafaela Barbosa (Agronomia), Maria Clara Cordeiro (Biotecnologia) e Nathália Alvarenga (Engenharia Civil) da regional Goiânia, foi o vencedor na categoria Social da 4ª OEU. A competição terminou neste domingo (26) com a participação de 6 finalistas.

A equipe criou um equipamento que permite reaproveitar água do ar condicionado e realizou oficinas sobre uso consciente. Pelo primeiro lugar, o Acquondicionado receberá como prêmio: passagem e despesas pagas para a Campus Party 2018, cursos de empreendedorismo, e poderá participar de programas do CEI – Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG em Goiânia.

Acquondicionado Sim para a Vida

1º lugar na categoria Social: Acquondicionado

2º lugar na categoria Social: Sim para a Vida

O segundo colocado foi o Sim para a Vida da UFG Catalão, desenvolvido pelos alunos João Vitor Carneiro e Marcos Felipe Dias (Administração), Bruna Ferreira e Emanuela Azevedo (Psicologia). O projeto alcançou cerca de duas mil pessoas, chamando a atenção para o que é a depressão e abordando formas de prevenção, através de palestras, folhetos, visitas e depoimentos.

O projeto que realiza um festival de cultura e lazer, com a participação de artistas, voluntários e comunidade, realizado no Jardim Cascata, em Aparecida de Goiânia, obteve o terceiro lugar. O Arte em Cascata foi criado pelos alunos Valmir Sérgio Filho (Direção de Artes), Iânila Ulhoa (Design de Moda), Guilherme de Freitas Leal (doutorando em Filosofia) e Maiara Leal (mestranda em Sociologia) da UFG Goiânia.

Arte em Cascata
3º lugar na categoria Social: Arte em Cascata

Projetos Campeões da Categoria Negócios

Os alunos Pedro Henrique Teixeira e José Maria Peixoto Júnior, estudantes de Direito da UFG Goiânia, obtiveram o primeiro lugar com o projeto Conectando o Direito. Eles também irão para a Campus Party 2018 e poderão participar dos programas de empreendedorismo do CEI. O foco do Conectando o Direito é facilitar a vida dos advogados por meio de uma plataforma integrada, onde os escritórios poderão fazer parcerias e entregar serviços de forma mais ágil e eficiente.

Em segundo lugar, ficaram Bianca Porto e Pedro Henrique Santos da UFG Goiânia, com projeto o projeto Grifa. Uma rifa em que 65% dos recursos são destinados às instituições de caridade e o restante vai para a Grifa, a administradora dos sorteios.

Jogos para ensinar matemática de forma lúdica e menos entediante foi a proposta do Trilha do Saber de André Camapum (mestrando em Matemática), Viviane Cruvinel (doutoranda em Psicologia) e Marcelo Ventura (mestrando em Economia). A equipe ficou em terceiro lugar.

conectando o direito
 grifa

1º lugar na categoria Negócios: Conectando o Direito

2º lugar na categoria Negócios: Grifa
Trilha do Saber
3º lugar na categoria Negócios: Trilha do Saber

Final

A final da 4ª OEU foi realizada na sede do Sebrae, em Goiânia, e contou com a participação de competidores e familiares, empreendedores sociais e de negócios, e mentores. A coordenação foi dos professores do Programa UFG Empreende, Altair Camargo, Fernanda Arantes e Luciana Padovez. Também esteve presente na final o professor doutor Cândido Borges, coordenador de Transferência e Inovação Tecnológica da Pró-Reitora e Pesquisa e Inovação da UFG.

A Olimpíada de Empreendedorismo é destinada alunos de graduação e pós-graduação e desenvolvida pelo CEI UFG Goiânia (gestora Emília Rosângela), CEI Athenas Catalão (gestora Adria Caixeta), e CEI Beetech Jataí (gestor Francys Pimenta de Faria).

A banca julgadora foi formada por Francielle Felipe (professora da PUC-Goiás), Lucas de Pádua (produtor de artes), Valdemir de Souza (Circo Laheto), Celso Camilo (professor da UFG) e André Beleza (Bistrogonoff). Todos os finalistas receberam medalhas e certificados.

final 4 oeu