4 lugar ufg inovação

UFG sobe em ranking de universidades mais inovadoras do país

No Índice Universidades Empreendedoras 2017 a Universidade Federal de Goiás subiu para o 4º lugar no indicador de inovação. A UNICAMP, a UFPR e a UFMG ocupam respectivamente o primeiro, segundo e terceiro lugares.

O indicador de inovação considera os seguintes fatores: pesquisa, patentes, proximidade IES-Empresas, empresas incubadas e parcerias com outras ICTs. A Olimpíada de Empreendedorismo Universitário da UFG, organizada pelos centros de empreendedorismo CEI-UFG, Athenas e Beetech, é indicado no relatório da pesquisa como uma ação de sucesso na promoção da cultura do empreendedorismo em universidades, que pode ser replicada por outras instituições.

Ainda no documento, o CEI - UFG Goiânia também é citado como o primeiro do Centro Oeste a receber a certificação Cerne. Segundo o relatório: "O Cerne é resultado de uma parceria entre a Anprotec e o Sebrae, e se configura como um modelo de gestão que visa promover a melhoria expressiva nos resultados das incubadoras de diferentes setores de atuação. Com a certificação, a expectativa do CEI é de ampliar a capacidade de atender as necessidades de médios e pequenos negócios".

O Índice Universidades Empreendedora analisou 55 universidades brasileiras em seis eixos de avaliação: cultura empreendedora, inovação, internacionalização, extensão, infraestrutura e capital financeiro. No ranking geral, que combina estes seis indicadores, UFG ficou 14º lugar – em 2016 ela ocupava a 16º posição.

O Índice Universidade Empreendedora é produzido por um conjunto de entidades estudantis lideradas pela Brasil Júnior, que é a Confederação Brasileira de Empresas Juniores. Mais de 10.000 estudantes participaram da pesquisa, que utilizou também dados secundários.

O relatório completo do índice está disponível em clicando aqui.

Categorias: notícias