Encontros para debater estratégias regionais começam por Goiás

 

Empresários, pesquisadores e gestores estaduais e municipais de Goiás apresentaram características do cenário local ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, no dia 10 de abril, em audiência pública na Câmara Municipal de Goiânia. O encontro inaugura série de eventos pelo País, a fim de debater estratégias de desenvolvimento regional, em parceria com o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados (CCTCI), Fábio Sousa (PSDB-GO).

No encontro, o ministro reforçou o potencial goiano em agropecuária e mineração e mencionou parques industriais em formação nas áreas alimentícia, automobilística e farmacêutica. "Nós temos, naturalmente, interesse em oferecer ao Estado a colaboração do MCTI naquilo que estiver ao nosso alcance", disse o ministro. "E a melhor forma de fazer isso com eficiência é ligar as possibilidades do Ministério a demandas reais do Estado, ouvindo seus diversos representantes."

“Aqui, nós temos desafios e missões importantes, já que possuímos o segundo maior polo farmacêutico do Brasil e empresas produtoras de software, por exemplo”, disse Fábio Sousa. Na opinião do presidente da CCTCI, uma prioridade da iniciativa deve ser expor aos Estados "os programas que o Ministério tem a oferecer para a sociedade e levar inovação tecnológica e científica a cada região visitada".

Entre os representantes do setor privado que participaram do encontro estava o presidente do Sindicato das Indústrias Farmacêuticas no Estado de Goiás (Sindifargo), Heribaldo da Silva. Ele reforçou a participação do setor nas economias estadual e nacional, "porque de todo o medicamento que se consome neste País hoje, 32% sai do solo goiano, das nossas plantas, das nossas indústrias, desse eixo Anápolis–Goiânia–Aparecida".

A matéria completa pode ser acessada no link http://www.mcti.gov.br/noticias/-/asset_publisher/IqV53KMvD5rY/content/serie-de-encontros-para-debater-estrategias-regionais-comeca-por-goias.

Fonte: ANPEI

Categorias: Notícias