Confira a Agenda

Confira a agenda científica de 13 a 17 de julho

Fonte: MCTI

CNPq na SBPC

A participação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq/MCTI) para esta edição inclui a exposição de fotografias premiadas, experimentos científicos do Instituto Nacional de Óptica e Fotônica (INCT/Inof) e a apresentação dos vencedores do Prêmio Jovem Cientista no estande da Expotec. Além disso, acontecerá a entrega da 35ª edição do Premio José Reis, durante a abertura do evento. A vencedora deste ano é a Fiocruz. Também haverá uma palestra com a vice-presidenta de Ensino, Informação e Comunicação da instituição, Nísia Trindade Lima. Na segunda-feira, 13, o presidente do CNPq, Hernan Chaimovich, participa da Conferencia "Ciência e pesquisa para a soberania, a democracia e o bem-estar da população", entre outras atividades ao longo do eventoSaiba mais.

Finep na SBPC

Entre os dias 13 e 18 de julho, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) estará presente na 67ª Reunião Anual da SBPC, em São Carlos, com um estande conceitual na ExpoT&C. O espaço oferecerá aos visitantes a exibição de filmes que remontam às origens da luz e sua contribuição para a comunicação, as artes e a ciência.

Um dos destaques é o curta-metragem sobre o Sirius, projeto do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), que conta com financiamento da Finep para a instalação de uma fonte de quarta geração. Longas-metragens reconhecidos por sua fotografia e qualidade nos contrastes de luz e imagem também serão apresentados: os celebrados documentários do diretor alemão Wim Wenders – O Sal da Terra e Pina. O primeiro é sobre o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado e o segundo sobre a arte da coreógrafa e bailarina alemã, Pina Bausch.

ON na SBPC

 Entre os dias 13 e 18 de julho, o Observatório Nacional (ON/MCTI) apresenta aos visitantes da ExpoT&C experimentos lúdicos nas áreas de Astronomia e Geofísica. Relacionado ao tema do evento "Luz, ciência e ação", o ON apresentará o experimento "Montagem dos telescópios". A atividade tem por finalidade apresentar, de forma simples, qual o mecanismo de funcionamento desses telescópios e os principais conceitos de ótica. Também relacionado ao tema central da SBPC 2015, será levado aos visitantes do experimento "Dispersão da luz", demonstração na qual o arranjo é formado por uma fonte de luz branca, uma lente colimadora, um prisma e uma tela onde é projetado o espectro da luz. Na área de Geofísica, o ON oferecerá duas atividades interativas com experimentos e quebra-cabeças.

Ibict na SPBC

Na 67ª Reunião da SBPC o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI) também marcará presença com atividades científicas. A pesquisadora da instituição, Sarita Albagli, fará a conferência "Por uma Política Nacional de Informação em C&T", no dia 14 de julho, às 10h30. Participará, ainda, como coordenadora da mesa redonda "Ciência aberta e cidadã no Brasil", que terá a presença de Felipe Fonseca, bolsista do Ibicit, Rafael Pezzi (UFRGS) e Alexandre Hannud Abdo (Open Knowledge Br), participantes do projeto Ciência Aberta e Desenvolvimento, coordenado pelo Ibict. O evento será no dia 14 de julho, às 15h30.

INT na SBPC

Economia de energia, embalagens que fazem as frutas durarem mais e imagens de microscopia eletrônica integram o estande do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) na 23ª ExpoT&C. Desenvolvidas no instituto, em parceria com a Embrapa Agroindústria de Alimentos e o Instituto de Macromoléculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em projeto apoiado pelo Fundo Tecnológico (Funtec) do BNDES, as novas embalagens reduzem consideravelmente as perdas de frutas. Nos dias 14 e 15 de julho, na sala de reunião da Reitoria da UFSCar, será realizada a reunião com os dirigentes dos Institutos de Pesquisa e Secretários do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O INT participa com o diretor recém-nomeado, Fernando Rizzo, e com o diretor substituto, Carlos Alberto Teixeira.

Mast na SBPC

Dada a importância de possibilitar o acesso do público a novas tecnologias de observação astronômica, a exposição No Espectro da Luz: as Imagens do Céu Ontem e Hoje do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) será uma das atrações na ExpoT&C. A mostra pretende colocar este público em contato com as formas contemporâneas de observação para que ele, entre outras demandas educacionais, passe a compreender e contextualizar as informações que são veiculadas diariamente na mídia. A exposição contém quatro painéis temáticos, abordando a problemática das estrelas, os instrumentos de observação e o processo de composição da luz. São eles: O Céu, O Universo, Os Telescópios e A Espectroscopia. Cada painel possui aparatos interativos e um computador contendo jogos, desafios e informações a respeito do tema. Confira aprogramação do Mast.

Cetem na SBPC

O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), unidade de pesquisa do MCTI, apresentará ampla programação no estande montado na ExpoT&C, durante a 67ª Reunião Anual da SBPC. Os visitantes terão a oportunidade de apreciar uma exposição de minerais e conhecer a trajetória da unidade de pesquisa ao longo dos seus 37 anos. As atividades incluem vídeos sobre projetos desenvolvidos em arranjos produtivos locais de base mineral, a apresentação de soluções inovadoras sobre resíduos da mineração demonstradas por meio de maquetes e palestra sobre a scheelita, um mineral a partir do qual se obtém o metal tungstênio, utilizado em filamentos de lâmpadas incandescentes. Confira.

Clima

De 13 a 16 de julho, 75 especialistas de 36 países estarão no Inpe, em São José dos Campos (SP), para uma reunião da Força Tarefa de Inventários Nacionais de Gases de Efeito Estufa do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima. Esta Força Tarefa é responsável pelo desenvolvimento de metodologias para estimar emissões e remoções de gases de efeito estufa, produzidas pelo ser humano, relacionadas aos setores de Energia, Processos Industriais, Tratamento de Resíduos, Agricultura e Uso da Terra, Mudança do Uso da Terra e Florestas. São avaliados meios para estimar, por exemplo, as emissões causadas pelo desmatamento e as remoções por reflorestamento. Leia mais.

Iniciação científica

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) está com inscrições abertas para a exposição de pôster no 4º Congresso de Iniciação Científica (Conic) da Instituição. O Congresso acontecerá de 20 a 24 de julho, no Auditório da Ciência, situado no Bosque da Ciência, com entrada pela Avenida Otávio Cabral, s/nº, Petrópolis, Manaus. É uma parceria do Inpa com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Para a apresentação oral, devem enviar um resumo do trabalho para o e-mail pibic.inpa@inpa.gov.br. As inscrições ficarão abertas até às 17h do dia 18 de julho. Mais informações aqui.

Fonte: http://www.portalinovacao.mct.gov.br/pi/#/pi/noticias/noticia$e1RJVFVMT19OT1RJQ0lBOidDb25maXJhIGEgYWdlbmRhIGNpZW50w61maWNhIGRlIDEzIGEgMTcgZGUganVsaG8gJywgQ09ESUdPX05PVElDSUE6ODIzMH0=

Categorias: Notícias