Noticia 11/08

Ministério das Comunicações lança programa para fomentar indústria de entretenimento digital

O Ministério das Comunicações (MiniCom) lançou nesta semana um novo programa que tem por objetivo incentivar a inovação, fomentar a produção de conteúdos digitais criativos e estimular economias regionais com a criação de parques tecnológicos e arranjos produtivos locais (APL). Batizado como Usinas Digitais, a empreitada terá um edital lançado já este ano para selecionar dois projetos, com repasse de R$ 4 milhões para cada um deles, com verba oriunda da pasta. 

Serão contemplados os seguintes setores: audiovisual, visualização, música e som, aplicativos e jogos eletrônicos. Na prática, o Usinas Digitais vai estruturar centros de produção e pós-produção, como estúdios de cinema, televisão e motion-capture e áudio, render farms de alta capacidade, laboratórios de aplicativos e instalações de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de software.

 As propostas para participar do Usinas Digitais devem ser apresentadas por meio do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (SICONV), neste linkaté o dia 4 de setembro. O proponente deverá apresentar uma contrapartida mínima de 10% do valor da proposta, ressalvados os limites estabelecidos por lei para estados, Distrito Federal e municípios.

 Podem apresentar projetos associações civis, sem fins lucrativos, que sejam legalmente responsáveis por APLs ou parques tecnológicos; órgãos do poder público estadual, distrital, municipal ou consórcio de municípios; Instituições Federais (IF) ou Instituições de Ensino Superior (IES), públicas ou privadas, sem fins lucrativos, que tenham por missãi institucional executar atividaddes ligadas à inovação tecnológica e à pesquisa científica e tecnológica.

 “Empresas aglutinadas em um mesmo polo terão acesso compartilhado a recursos, equipamentos e infraestrutura de ponta a que dificilmente teriam acesso se atuassem de maneira individual. O Usinas Digitais estimula toda a indústria brasileira de conteúdos digitais, dando os instrumentos para que ela dê um salto tecnológico e se transforme em referência no nosso País”, afirmou o ministro Ricardo Berzoini.

 

Seleção

No edital, projetos oriundos das regiões Norte e Centro-Oeste vão contar com uma pontuação maior em um dos critérios de seleção. “Queremos conhecer os novos projetos que existem pelo Brasil e o objetivo é fomentar a produção de conteúdo digital em todas as regiões”, explicou a coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria-Executiva do MiniCom, Wanessa Oliveira.

As propostas serão avaliadas por uma comissão de avaliação composta por dois representantes da pasta de Comunicações, um do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e outros dois de instituições convidadas pelo MiniCom, de acordo com critérios de seleção estipulados pelo edital.

 As propostas que não forem selecionadas pelo edital poderão ser beneficiadas posteriormente, seguindo a ordem de seleção, de acordo com a disponibilidade orçamentária do MiniCom.

Fonte: http://www.portalinovacao.mct.gov.br/pi/#/pi/noticias/noticia$e1RJVFVMT19OT1RJQ0lBOidNaW5pQ29tIGxhbsOnYSBwcm9ncmFtYSBwYXJhIGZvbWVudGFyIGluZMO6c3RyaWEgZGUgZW50cmV0ZW5pbWVudG8gZGlnaXRhbCAnLCBDT0RJR09fTk9USUNJQTo4MjYyfQ==

Categorias: Notícias