Modelo de Negócios

As incubadoras de empresas podem ajudar no seu negócio

As incubadoras de empresas são instituições que auxiliam no desenvolvimento de micro e pequenas empresas nascentes e em operação, que buscam a modernização de suas atividades para transformar ideias em produtos, processos e serviços. Elas oferecem suporte técnico, gerencial e formação complementar ao empreendedor. A incubadora também facilita e agiliza o processo de inovação tecnológica nos pequenos negócios.

As empresas que buscam as incubadoras, além de receberem suporte gerencial, administrativo e mercadológico, recebem apoio técnico para o desenvolvimento do seu produto. Com isso, o empreendimento pode ser acompanhado desde a fase de planejamento até a consolidação de suas atividades com a consultoria de especialistas.

Em um espaço físico especialmente construído ou adaptado para alojar temporariamente os participantes, as empresas incubadas têm acesso a serviços que dificilmente encontrariam agindo sozinhas. Além de espaço individualizado para a instalação de escritórios ou laboratórios, as incubadoras oferecem sala de reunião, auditórios, área para demonstração dos produtos, secretaria, bibliotecas e uma série de outros benefícios por meio de instituições de ensino e pesquisa, órgãos governamentais e iniciativas privadas.

O mais significativo serviço prestado pelas incubadoras é a consultoria gerencial e tecnológica, que aborda as seguintes áreas:

  • Gestão empresarial;
  • Gestão tecnológica;
  • Comercialização de produtos e serviços;
  • Contabilidade;
  • Marketing;
  • Assistência jurídica;
  • Captação de recursos;
  • Contratos com financiadores;
  • Engenharia de produção;
  • Propriedade intelectual.

A quem se destina

Pode participar de incubadoras de empresas qualquer pessoa que tenha um projeto inovador e deseja abrir sua própria empresa. As já existentes também podem participar do programa e receber o apoio da incubadora. Para tanto, é preciso ter um projeto para melhoria ou desenvolvimento de novos produtos e serviços.

As incubadoras geralmente aceitam projetos apresentados por:

1.    Pessoa Física. Oportunidade para pesquisador/profissional que tem uma tecnologia e quer constituir sua própria empresa com um produto/processo inovador. 

2.    Empresa existente. Empresa consolidada que pretende desenvolver um produto dentro da incubadora. 

3.    Empresa transferida. Empresa de base tecnológica que busca trabalho mais adequado a seus pesquisadores, aproximando-se dos centros tecnológicos. 

4.    Nova empresa instituída por Pessoa Jurídica. Empresa ou grupo empresarial que deseja criar nova empresa de base tecnológica.

Em todos os casos, o empresário deve se dirigir à incubadora de sua escolha e obrigatoriamente apresentar sua ideia de negócio em processo seletivo. O plano será analisado pelo Conselho da Incubadora sob sua perspectiva econômica e técnica e, caso seja considerado viável e exista vaga disponível, o participante poderá iniciar suas atividades como pré-incubado ou incubado.

Caso ainda não exista vaga disponível, o projeto entrará em uma lista de espera e será convidado a iniciar suas atividades assim que houver disponibilidade.

 

Fonte: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/As-incubadoras-de-empresas-podem-ajudar-no-seu-neg%C3%B3cio

Categorias: Notícias