Capa notícia RYD

Empresa incubada no CEI é selecionada para programa internacional

A Startup goiana RYD Engenharia, incubada no Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI UFG Goiânia), será uma das representantes brasileiras no Programa de Imersão em Ecossistemas de Inovação MEI Suécia - Brasil e no 6th Brazilian Swedish Workshop Aeronautic, destinados a identificar e apoiar o desenvolvimento de projetos em tecnologia avançada e soluções para os diferentes setores da indústria.

A seleção ocorreu por meio de edital aberto a startups de base tecnológica de sucesso no Brasil, nas áreas de Inteligência Artificial, Sistemas Autônomos, Big Data e Data Fusion. Também foram selecionados outros dois projetos de São Paulo, um de São Carlos e outro de São José do Rio Preto.

Durante os eventos, que ocorrerão entre os dias 23 e 27 de outubro, em Estocolmo, a RYD participará de visitas técnicas a centros de pesquisas e indústria e de mesas redondas com pesquisadores, representantes da indústria, governos e agências de fomento internacionais.

A Startup também apresentará o VXM, sistema que permite inspecionar e mapear tubulações de água, esgoto, ar condicionado e tubulações industriais. A solução é composta por um robô e um software, que coletam informações sobre problemas como rachaduras e buracos, garantindo mais eficiência e precisão durante manutenções preventivas e corretivas.

O sistema ajudará a reduzir o desperdício, que no Brasil chegou a 37% do total de água tratada em 2010, prejuízo da ordem de R$1,3 bilhão. Os dados são do Instituto Trata Brasil e foram publicados pelo Jornal Folha de São Paulo. Números divulgados pelo Governo Federa também indicam que 40% da água tratada é desperdiçada no país.

Ponto Doméstico

Os projetos e serviços da Startup goiana estão voltados basicamente para equipamentos e softwares de vídeo - inspeção e mapeamento de tubulações, mas a empresa criou também um aplicativo para o controle da jornada de trabalho de empregados domésticos.

O Ponto Doméstico registra a entrada e a saída, calcula as horas trabalhadas, salários e encargos trabalhistas e oferece mais transparência quanto ao controle de atividades e obrigações de patrões e funcionários.

Incubação de Negócios

A Startup é formada pelos jovens engenheiros Rauhe Abdulhamid(27) e Danilo Sulino(26), graduados em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás, e Yi Lun Lu (Romário) de 28 anos, engenheiro de Computação também pela UFG.

Danilo Sulino, que representará a Startup na Suécia, comentou a participação da RYD nos eventos internacionais. ”Trata-se de um grande reconhecimento pelo trabalho já realizado e uma oportunidade de expandir os negócios para o mundo”, finalizou.

Incubada no CEI UFG na modalidade residente, a RYD desenvolve grande parte de suas atividades na sede da incubadora, onde são disponibilizados planejamento, cooperação, contatos de rede, visibilidade e serviços de atendimento e secretária.

Sobre a participação da Startup nos programas de cooperação Brasil – Suécia, a gerente do CEI, Emília Rosângela, afirma que” é uma grande oportunidade para a Startup construir uma rede contatos, acessar novos mercados e trocar experiências, o que é fundamental para se desenvolver cada vez mais”, conclui.

Fonte: Ednamar Dias dos Santos, Assessora de Impressa Rede Goiana de Inovação