8ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário (OEU)
8ª OLIMPÍADA DE EMPREENDEDORISMO UNIVERSITÁRIO (OEU)
DOCUMENTOS
AQUI Resultado da Etapa 3 (Avaliação e Seleção para Banca Final)
AQUI Aditivo 2
AQUI Aditivo 1
AQUI Resultado da Etapa 1 - Homologação das inscrições
AQUI o Edital
AQUI o Espelho do Formulário de Inscrição
AQUI a Descrição dos Critérios de Avaliação e Escala de Pontuação da Etapa 3 - Categoria Negócio Inovador
AQUI a Descrição dos Critérios de Avaliação e Escala de Pontuação da Etapa 3 - Categoria Negócio de Impacto socioambiental
AQUI a Descrição dos Critérios de Avaliação e Escala de Pontuação da Etapa 5 - Categoria Negócio Inovador e Categoria Negócio de Impacto Socioambiental
Quer da Cerimônia de Premiação da 8ª OEU?
Acesse o Formulário de Inscrição e cadastre o seu e-mail que, até 1h antes do início do evento, você recerá o link da sala. A Cerimônia de Premiação acontecerá no dia 08/10/2021, a partir das 17h (Horário de Brasília), via Zoom.
O QUE É
A 8ª OEU é uma competição que tem como objetivo disseminar a cultura empreendedora na comunidade acadêmica e colaborar para o desenvolvimento da competência empreendedora nas diferentes áreas do conhecimento. É realizada pelo CEI-UFG em parceria com a FAPEG, o SEBRAE, o Fórum de Investimento e Negócio de Impacto – Impacta Mais, Hub São Paulo, ICE, FUNDARCH, FUNAPE E FUNTEC e conta com duas categorias:
- Categoria Negócio Inovador – ideias de negócios inovadores, com potencial de crescimento e geração de ganhos econômicos, preferencialmente com caráter de alta tecnologia; e
- Categoria Negócio de Impacto Socioambiental - ideias de negócios com potencial de geração de impacto socioambiental e geração sustentável de resultado financeiro positivo;
As ideias de negócio de impacto socioambiental deverão atender pelo menos um dos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).
ONDE
A 8ª OEU será inteiramente online, então você poderá participar diretamente da sua casa, sem que seja necessário que você abandone o conforto e a segurança do seu lar.
QUEM PODE PARTICIPAR
Estudantes que tenham interesse em desenvolver soluções inovadoras e que estejam regularmente matriculados em Instituições de Ensino e Pesquisa do Brasil e do Exterior em cursos de graduação ou pós-graduação (stricto-sensu ou lato-sensu).
POR QUE PARTICIPAR
Além do aprendizado e experiência, você também poderá cooperar e competir com outros colegas na testagem e desenvolvimento de projetos inovadores com impactos sociais e sustentáveis.
INSCRIÇÕES
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por equipes de dois a cinco integrantes, exclusivamente por meio do FORMULÁRIO ELETRÔNICO até às 17h (dezessete horas), horário de Brasília, do dia 23/08/2021.
Todos os membros da equipe devem estar regularmente matriculados, sendo cada participação voluntária, nominativa e intransferível.
É vedada a participação de um mesmo estudante em mais de uma equipe.
No ato da inscrição, o proponente da equipe deverá: a) preencher todos os campos do formulário; b) anexar o comprovante de matrícula atualizado de todos os membros da equipe; e c) anexar o currículo simplificado de todos os membros da equipe.
As equipes poderão contar, formalmente e de maneira não obrigatória, com um orientador, que poderá ser um professor ou um profissional de mercado, que deverá ser indicado no ato da inscrição ou durante a etapa de aprimoramento da ideia.
PREMIAÇÃO
A premiação total será de R$ 20.000,00. Serão premiados em dinheiro as primeiras equipes colocadas em cada uma das categorias – Negócio Inovador e Negócio de Impacto Socioambiental, conforme quadro a seguir:
Colocação |
Categoria Negócio Inovador e Categoria Negócio de Impacto |
1° Lugar |
· R$ 5.000,00 · Certificado de Equipe Vencedora |
2° Lugar |
· R$ 3.000,00 · Certificado com classificação |
3° Lugar |
· R$ 2.000,00 · Certificado com classificação |
Todos os participantes da 8ª OEU poderão solicitar certificado de participação até o dia 30/10/2020. O certificado deverá ser solicitado pelo e-mail cei@ufg.br.
O DESAFIO
Com a pandemia da Covid-19, a situação emergente exigiu de nós não só o cuidado consigo e com o outro, mas também a criação de novas formas de criar e acelerar processos tecnológicos já existentes para que todos se comuniquem e colaborem virtualmente.
É nesse sentido que o CEI-UFG desenvolveu uma dinâmica própria para a 8ª OEU, que contam com 5 etapas:
Etapa 1 – Homologação das inscrições
Serão homologadas as inscrições recebidas durante o período previsto no cronograma do Edital e que tenham cumprido integralmente o disposto nos itens 3 e 4 do Edital.
Etapa 2 - Bootcamp virtual
Todas as equipes das duas categorias que tiverem as inscrições homologadas participarão de um Bootcamp que será realizado de forma remota. No mínimo dois membros, de cada equipe, devem participar deste Bootcamp, sob pena de desclassificação da equipe. Nesta etapa, as equipes receberão capacitações visando o desenvolvimento das ideias, além de orientações sobre a dinâmica do evento.
Etapa 3 – Avaliação e Seleção para Banca Final
Esta etapa é eliminatória. Serão selecionadas até 5 (cinco) equipes de cada uma das duas categorias para participar da Banca Final (Etapa 5). A seleção das equipes, nesta etapa, levarão em conta os critérios do Edital. A descrição dos critérios e a escala de pontuação desta etapa estão disponíveis para consulta aqui.
Etapa 4 – Aprimoramento e validação das ideias de negócio
As equipes selecionadas na Etapa 3 terão o período de 18 a 30/09/2021 para aprimoramento e validação das ideias, conforme descrito no cronograma. Nesta etapa, as equipes contarão com mentorias que deverão ser previamente agendadas com a comissão organizadora do evento.
Etapa 5 - Banca Final e Premiação
Esta etapa é classificatória. A banca virtual acontecerá no dia 07/10/2021 e a premiação no dia 08/10/2021, em horário a ser definido. No mínimo dois membros de cada equipe deverão participar da Banca Final e estarem disponíveis online para responder aos questionamentos dos membros da banca.
Os projetos das equipes selecionadas serão apresentados para uma banca composta por especialistas, indicados pela DTIT. As equipes terão até 5 minutos para apresentarem a ideia de negócio e, em seguida, os membros da banca terão até 10 minutos para fazerem os questionamentos para as equipes.
As equipes de cada categoria que obtiverem maior pontuação, de acordo com os critérios do Edital, serão as vencedoras da 8ª OEU. A descrição dos critérios e a escala de pontuação desta etapa estão disponíveis para consulta AQUI.
Da decisão da Comissão Julgadora não cabe recurso.