11ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário

Card Interno_Página 11ª OEU

A Olimpíada de Empreendedorismo Universitário (OEU) é um evento promovido anualmente e voltado a equipes formadas por estudantes de graduação ou pós-graduação, de todo o país e do exterior, que concorrem em duas categorias. A OEU ocorre em formato remoto e visa, entre outros objetivos, contribuir para um ambiente de negócios mais inclusivo e plural, descobrir jovens com talento e aptidão para o empreendedorismo, promover o trabalho colaborativo como uma ferramenta de transformação e incentivar a busca de soluções práticas para diferentes problemas. Esta é a 11ª edição.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Podem participar da competição grupos de três a cinco estudantes, contanto que estejam regularmente matriculados em Instituição de Ensino Superior (IES) do Brasil ou do exterior. Também é possível indicar formalmente até dois orientadores, com a condição de que seja professor universitário ou profissional de mercado que tenha graduação.

QUAL É O PRAZO DAS INSCRIÇÕES?

Do dia 02 de setembro a 08 de outubro de 2024.

COMO E ONDE ME INSCREVER?

Leia atentamente o edital, siga as instruções e preencha o formulário de inscrição.

Botão 11ª OEU_Edital Botão 11ª OEU_Formulário

Botão 11ª OEU_Anexo I Botão 11ª OEU_Anexo II  Botão 11ª OEU_Anexo III

QUAIS SÃO AS CATEGORIAS AVALIADAS?
  • Negócio Inovador (NI): esta categoria leva em conta propostas de empreendimentos com produtos, serviços ou processos disruptivos e potencial de lucratividade.
  • Negócio de Impacto Socioambiental (NIS): nesta categoria, o foco são ideias que transformem positivamente a sociedade ou o meio ambiente, ao mesmo tempo em que geram receita.
COMO A OEU VALORIZA A DIVERSIDADE E INCLUSÃO?

O Prêmio Diversidade e Inclusão Social (DIS), foi uma novidade da última edição e visa reconhecer equipes que contemplem a diversidade em termos de gênero, raça, etnia, orientação sexual, idade, origens e segmentos da sociedade historicamente discriminados. Será premiado como o valor de R$ 3 mil reais o time que se destacar no quesito, independentemente de ter sido ou não vencedor em uma das categorias previstas.

POR QUANTO TEMPO DEVEM DURAR AS ATIVIDADES?

Depois de homologadas as inscrições, as equipes habilitadas entrarão em uma jornada de atividades que durará cerca de três meses. A dinâmica abrangerá as etapas de bootcamp virtual, oficinas, envio da proposta de modelo de negócio para a primeira avaliação, banca de avaliação classificatória das propostas, mentorias, aprimoramento da ideia, envio do modelo de negócio e dois vídeos com pitch de apresentação, além da banca final e premiação, prevista para 14/12/2024.

AS ATIVIDADES SERÃO PRESENCIAIS OU REMOTAS?

Totalmente remotas.

QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO?

Todas iniciativas serão avaliadas em dois momentos distintos. Primeiro, haverá a consideração da proposta de modelo de negócio entregue após o bootcamp virtual, conforme os critérios a seguir:

Quadro 1 - Critérios de avaliação para as duas categorias

Estruturação do Modelo de Negócio (Canvas ou Canvas C)¹

Viabilidade comercial e fundamentação do Modelo de Negócio

Clareza na exposição da proposta de valor

Diferencial do Modelo de Negócio

Descrição do nicho de mercado

Argumentação do potencial do Modelo de Negócio

Justificativa das hipóteses elaboradas pela equipe

A descrição dos testes de validação de hipóteses – observando-se evidências de que as hipóteses foram testadas (exemplo: e-mails, entrevistas com pelo menos 5 potenciais clientes ou fornecedores etc.).

Impacto social ou ambiental gerado pelo Modelo de Negócio (Canvas C)

Depois, na penúltima etapa, serão avaliados o modelo de negócio e os dois vídeos de pitch de 5 (cinco) minutos entregues após a etapa de aprimoramento da ideia, conforme os  critérios a seguir:

Quadro 2 - Critérios de avaliação para as duas categorias

Apresentador(a/es/as)

Oportunidade/problema

Proposta de valor

Solução

Modelo de Negócio

Desenvolvimento do trabalho

Serão classificadas para a banca final da 11ª OEU seis equipes finalistas em cada categoria, dependendo das notas atribuídas nas avaliações. As pontuações variam de 0 a 100.

QUAL É O VALOR DA PREMIAÇÃO?

Ao todo, serão distribuídos R$ 47 mil aos vencedores, um aumento de quase 50% em relação ao prêmio do ano passado. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão, respectivamente, R$ 10 mil, R$ 7 mil e R$ 5 mil. A equipe vencedora do Prêmio Diversidade e Inclusão Social (DIS), que pode ou não ter vencido uma das categorias, será contemplada com R$ 3 mil.

DE QUEM É A ORGANIZAÇÃO?

A OEU é promovida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Goiás (PRPI/UFG), por meio da Diretoria de Transferência e Inovação Tecnológica (DTIT), com organização e realização do Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI/UFG). Esta edição tem apoio institucional da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc), Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural – Fundação RTVE, Sebrae Goiás, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti Goiás) e Hub Goiás.

Régua_de_Logos_11ª_OEU_Atualizada