BannerNotícia_CONSUNI 2022

Iniciativas apoiadas pelo CEI recebem o reconhecimento do Consuni

A empresa Mamãe Pingo, incubada no CEI/UFG,  e o projeto Elixir Foods, pré-incubado,  receberam certificados  de reconhecimento do Conselho Universitário da UFG (Consuni) pela contribuição para a pesquisa e a inovação tecnológica no meio acadêmico e na sociedade.

Os certificados foram entregues durante a Sessão Especial de Entrega de Certificados CONSUNI 2022, que contou com a presença da reitora da UFG, Angelita Pereira, e dos demais dirigentes da Universidade, aos estudantes, técnico-administrativos, professores, pesquisadores, empreendedores e às iniciativas que se destacaram nas áreas de pesquisa, ensino, extensão, cultura, esporte, empreendedorismo, inovação tecnológica e gestão durante o ano de 2022.

A empresa Mamãe Pingo foi indicada ao Consuni pelos resultados obtidos durante sua participação no programa de pré-aceleração do Serviço Brasileiro de Apoio às Microempresas de Goiás (Sebrae GO), tendo se destacado ao lado de outras duas startups.

Mamãe Pingo

Criada para dar suporte aos pais e responsáveis, que se sentem inseguros na educação dos filhos na primeira infância, a  plataforma digital da Mamãe Pingo oferece soluções de acordo com as necessidades de cada usuário. "Diferentemente das ferramentas de busca e redes sociais, nossa capacitação não é genérica, mas personalizada e validada por especialistas",explica Luciane Ribeiro Sucasas da equipe Mamãe Pingo.

Além de Luciane, Nádia Felix da Silva, Naraiana de Oliveira Tavares e Paulo Sérgio Sucasas da Costa, professores e pesquisadores, a equipe conta com o engenheiro Paulo Sérgio Sucasas da Costa Filho, CEO da empresa, e com o estudante Márcio Gomes Borges Júnior, do curso de Engenharia da Computação da UFG.

E, apesar de tão jovem, pois se iniciou como startup em agosto de 2022, a empresa já foi selecionada pelo Centelha 2, programa da Financiadora de Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia (Finep) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) de estímulo ao empreendedorismo e à inovação.

Em fevereiro de 2023, a Mamãe Pingo foi selecionada, por meio de edital, para participar  do Programa de Incubação de Empresas do CEI.  O programa é voltado para o fortalecimento de empresas, através  de suporte técnico, administrativo, comercial e jurídico, mentoria e networking.

"O reconhecimento por  parte do Consuni e todo apoio recebido da Pró-Reitoria de Pesquisa  de Inovação(PRPI)/CEI encorajam nosso propósito de promover o desenvolvimento infantil, por meio da educação parental, de forma inovadora.
Premiação_Consuni_CEI_1
Naraiana de Oliveira Tavares e Luciane Ribeiro Sucasas - Equipe Mamãe Pingo

Elixir  Foods

O Elixir  Foods é um adoçante produzido com resíduos de cacau descartados pela agroindústria, voltado para a confeitaria. O produto se projetou no Brasil e no exterior a partir da indicação para a final   finalistas do Prêmio “Economia Circular” da Thought for Food,  a maior organização global de apoio a projetos e iniciativas que tenham o objetivo de contribuir para a alimentação de 10 bilhões de pessoas até 2050. O evento "Generation Fest", de premiação, aconteceu em Nova York.

O projeto também foi convidado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação(FAO) para compor o relatório de cases da ONU em projetos liderados por jovens inovadores.

Gustavo Henrique do Amaral Monteiro Rocha, engenheiro químico graduado pela UFG, é o criador do Elixir Foods. Além de  líder de desenvolvimento e inovação, Gustavo também é responsável pela gestão, e juntamente com Ana Caroline Teixeira, Naomi Yoshioka, Radharani Claro, Karla Carrijo, Regina Teixeira e Jordane Gabriella completam o time do Elixir Foods.

O  projeto recebe suporte do programa de Pós-graduação em Engenharia de Alimentos da UFG, da rede Thought for Food a nível mundial, que mantém conexões para desenvolvimento do projeto em Goiás e na Bahia. E a indicação ao Consuni partiu da Escola de Agronomia da UFG.

"Foi uma grande satisfação este reconhecimento da Universidade, e é fundamental para nos dar um gás para continuar produzindo e levando a ciência até a sociedade", ressaltou  Gustavo Rocha.

O  Elixir Foods é um projeto pré-incubado no CEI. A Pré-Incubação é uma modalidade voltada para empreendedores que possuem uma ideia e precisam de suporte e orientação para transformá-la em um negócio.
 Premiação_Consuni_CEI_2
Gustavo Henrique do Amaral Monteiro Rocha - Criador do Elixir Foods

"Orgulhosamente recebemos o reconhecimento do Consuni a estas  iniciativas que já alcançam resultados expressivos e se mostram muito promissoras", comemorou a diretora do CEI, professora Cleonice Borges.

Categorias: Notícias Noticias ADM;Notícias Premiação