Programa Goianas na Ciência e Inovação
Iniciativa do Governo de Goiás prevê investimentos acima de R$4 milhões em projetos de pesquisa e inovação
Duas mil e quinhentas mulheres goianas deverão ser beneficiadas por um total de R$4,5 milhões do Programa Goianas na Ciência e Inovação, lançado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti) e pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS), presidido pela primeira-dama Gracinha de Carvalho Caiado, também dirigente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).
O Programa conta com a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), prevê a promoção de políticas públicas voltadas para o estímulo, para o desenvolvimento e para o apoio a meninas e mulheres em projetos de ciência, tecnologia e inovação.
Durante o lançamento, no Hub Goiás, localizado no Setor Universitário em Goiânia, a primeira-dama afirmou que esse é essencialmente um programa de oportunidades. “Uma porta de entrada para as meninas e mulheres que querem sair da condição de assistidas para a condição de empreendedoras e, até de empregadoras, daqui a algum tempo”, concluiu.
O Programa
Serão oferecidas bolsas para cientistas empreendedoras, vagas para mulheres nas Escolas do Futuro de Goiás e nos programas como o Include, que são laboratórios de tecnologias avançadas de eletrônica, mecânica e robótica, além do Sukatech, Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) para reciclagem e recondicionamento de resíduos eletroeletrônicos.
O Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), José Frederico, explicou que o programa surgiu para quebrar as barreiras que impedem a atuação das mulheres nessas áreas. “O governador cuidou e cuida das mulheres goianas e agora ele está cuidando cada vez mais para que elas façam ciência de ponta em Goiás e no mundo”, considerou.
A Reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Profa. Angelita Pereira de Lima, comemorou a iniciativa. “Um programa muito relevante, que precisa contar com as mulheres que têm experiência na pesquisa, para dizerem quais são os entraves, as barreiras que elas enfrentam, para a gente encontrar mecanismos e políticas públicas. Parabenizo o Governo de Goiás e a dona Gracinha pela iniciativa e incentivo”, finalizou.
Primeira-dama(centro) ao lado da Reitora, Angelita Pereira, e do Titular da Secti, José Frederico, no lançamento do Programa.
Foto: Hegon Corrêa e Juliana Diniz.
Presidente da Robson Vieira explica o papel da Fapeg dentro do Programa "Goianas na Ciência e Inovação". Foto: Hegon Corrêa e Juliana Diniz.
Categories: Notícias Noticias ADM;Notícias