Diretora do CEI faz palestra sobre empreendedorismo na ACOF 2023

Diretora do CEI realiza palestra sobre Empreendedorismo na ACOF 2023

Representantes de Instituições de Ensino Superior conheceram alguns dos projetos e ações da UFG para empreendedores

A professora Cleonice Borges, Diretora do Centro de Empreendedorismo e Incubação da Universidade Federal de Goiás (CEI/UFG), participou como palestrante do Encontro da Rede de Empreendedorismo, formada por representantes de Instituições de Ensino Superior (IES), de Goiás e Distrito Federal, no dia 17/05, durante a programação da Agro Centro-Oeste 2023.
Criada no final de 2022, a Rede de Empreendedorismo busca fomentar o empreendedorismo nas Instituições, seja para para a criação de negócios entre a classe acadêmica, a qualificação profissional, criação de Empresas Juniores (EJs), incubadoras de empresas, hubs de inovação, ou mesmo para a realização de desafios de inovação e empreendedorismo.

CEI/UFG

Cleonice Borges apresentou iniciativas, ações e projetos voltados ao empreendedorismo, desenvolvidos pelo CEI/UFG, por meio de suas 2 unidades, uma localizada na Praça Universitária e outra dentro da estrutura do Parque Tecnológico Samambaia (PTS).
Em seus 19 anos de existência, o CEI/UFG já graduou mais de 20 empresas e possui, hoje, 12 empresas incubadas e 11 projetos pré-incubados. De acordo com Cleonice Borges, outros momentos marcantes foram o Desafio da Borracha, Hackathon Inovações da UFG e Hackathon da Saúde, em que os alunos apresentarem propostas para solucionar diferentes problemas, em suas respectivas áreas.
Dentre os vários desafios realizados, a diretora do CEI/UFG ressaltou a importância da Olimpíada de Empreendedorismo Universitário (OEU), que reúne alunos do Brasil e exterior para propor soluções de problemas nas mais diversas áreas. “A OEU tem o mérito de envolver e capacitar os estudantes de graduação e de pós-graduação na saga do empreendedorismo e da inovação”, celebrou.
Neste ano, a OEU chega a sua 10ª. edição e, como nas demais edições, terá premiação em dinheiro para os primeiros colocados nas modalidades Empreendedorismo de Negócio e, Negócio de Impacto Socioambiental. Além disso, a OEU abre caminho para o programa de Pré-Incubação do CEI/UFG e promove visibilidade para os participantes.
Em 2022, a 9ª OEU teve 59 equipes homologadas com 157 estudantes e 32 instituições IEs do Brasil, Portugal e Estados Unidos. As atividades acontecem de forma remota, desde 2019, em função da pandemia de Covid-19. Contudo, a tendência é sua consolidação nesse formato, uma vez que amplia possibilidades para que pessoas que moram fora de Goiânia possam participar.

Outra iniciativa desenvolvida pelo CEI /UFG, de acordo com a professora Cleonice, é o Prêmio TCC Empreendedorismo, um reconhecimento aos melhores trabalhos de conclusão de curso com a temática empreendedorismo. Os vencedores também são premiados com dinheiro e recebem incentivo para transformar suas ideias em negócios, por meio do programa de Pré-Incubação.

Empresas Júnior

Muitos alunos sentem falta de contato com o mercado, antes mesmo de se graduarem, e o Programa UFG Júnior é um caminho para que os estudantes comecem a se profissionalizar.
O programa permite que os alunos criem empresas nas mais diferentes áreas, que enfrentem os desafios do mercado e adquiram os conhecimentos necessários para a vida, sejam como funcionários empreendedores ou como fundadores de negócios.
Atualmente, o programa reúne 24 EJs, representando mais 40 cursos, em áreas como engenharia, arquitetura, contabilidade, medicina, relações públicas, moda, gestão empresarial, agronegócio e direito. Todos os lucros das EJs são revertidos para as próprias empresas e as atividades são acompanhadas por um professor orientador.

Pesquisa e Inovação

Todos esses eventos, projetos e ações se desenvolvem sob o guarda-chuva da Diretoria de Transferência e Inovação Tecnológica vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Goiás (DTIT/PRPI/UFG), que abraça também o IPE Lab – Ideias, Prototipagem e Empreendedorismo e, o Parque Tecnológico Samambaia. “Inovação e educação para o empreendedorismo, isso é o que nos move”, finaliza a Diretora do CEI/UFG.

Categorias: Notícias Noticias ADM;Notícias