Palestra 27.06.2023_

Mulheres no empreendedorismo: a conquista da liderança

Empresárias compartilham seus desafios durante o Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação da PRPI-UFG

As empresárias Luciana Rodovalho, fundadora da Multipet, empresa incubada no Centro de Empreendedorismo e Incubação da Universidade Federal de Goiás (CEI-UFG), e Rízia Andrade, sócia-fundadora da BioGyn Soluções Entomológicas, empresa graduada pelo CEI-UFG, foram as convidadas do Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação, realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI-UFG), na última terça-feira (27/06), e exibido pelo canal do Youtube da UFG. O tema abordado foi "Mulheres no empreendedorismo: a conquista da liderança".

Palestra 27.06.2023_
Palestra transmitida no Canal UFG Oficial - Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação.

 

Com a mediação da professora Cleonice Borges, diretora do CEI-UFG, as empreendedoras Rízia e Luciana compartilharam experiências, desafios e conquistas e responderam perguntas dos participantes, cujo contexto certamente servirá de inspiração para outras mulheres. As empresárias também ressaltaram a importância do Programa de Incubação do CEI-UFG, do qual receberam apoio para iniciar seus empreendimentos e crescer junto com eles.

"Foi graças ao suporte do CEI-UFG que tivemos mais segurança para desenvolver nosso produto e participar de projetos e desafios importantes", destacou Luciana Rodovalho, ganhadora do Prêmio Mulheres Inovadoras da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Governo Federal, em 2021 e, segunda colocada entre 100 startups no desafio Sebrae Like a Boss + Get in the Ring Brasil, em 2022,. Essa última conquista permitirá o início da internacionalização do Multipet, vermífugo natural para animais, que dá nome ao empreendimento comandado pela Luciana. "Somos multi porque há muitos parasitoses e muitas espécies. Esperamos, brevemente, ser também multimercados", projeta Luciana.

Rotina apertada

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG) (2012); mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFG (2007). Diretora técnico-administrativa da Guia Empreendimentos (incubada no CEI/UFG), e Diretora técnica da ITCI (incubada graduada no CEI/UFG), Professora universitária e ex-Coordenadora Pedagógica, experiência em tutoria para EaD. Atuação profissional nas áreas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Produtos Farmacêuticos, Cosméticos, Veterinários, Nutracêuticos e Homeopáticos. Ênfase em Gestão da Inovação, de Processos e da Qualidade, atuando principalmente nos temas: Dermocosméticos, Nanotecnologia, PD&I, Estabilidade e BPF e C, Homeopatia e Fitoterapia. Atualmente: CEO da Multipet.

Quem vê tantos títulos atribuídos a uma só pessoa se questiona; como é possível fazer tantas coisas? Estudar, se cuidar, ser esposa, mãe e empreendedora?. A essa pergunta, Luciana respondeu, comparando sua trajetória com a da mulher virtuosa, descrita na Bíblia, que é desprendida e habilidosa para fazer negócios. 'É possível, sim, conciliar todas essas coisas, mas, às vezes nos preocupamos, ficamos desanimadas, mas existe uma mulher virtuosa em mim', finalizou.

Pesquisa e Empreendedorismo

Empresária! Está aí uma posição que a Rízia Andrade nunca imaginou estar. Primeira da família a cursar uma universidade, possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (2005), mestrado em Entomologia pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Universidade de São Paulo (2013), é Doutora em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (2016), Professora na PUC Goiás desde agosto de 2022, e na Escola Família Agrícola de Natalândia, desde maio de 2023, e sócia-fundadora da BioGyn Soluções Entomológicas Ltda. "Mas, desde a escolha por cursar Agronomia, até agora, foram muitos desafios", garantiu a empresária.

A trajetória da Rízia/BioGyn também teve apoio determinante do CEI-UFG, desde 2015, quando ingressou como projeto, e a partir de 2018, como empresa incubada. Isso alavancou algumas realizações importantes, como o Prêmio Sebrae de Meio Ambiente, recebido pela empresa, também em 2018. Em 2022, a empresa foi contemplada com o Prêmio Mulheres Inovadoras da Finep, que estimula o surgimento de novas empresas comandadas por mulheres. Hoje, a BioGyn é uma empresa graduada, que oferece ao mercado soluções para o combate biológico de pragas, que evitam danos ao meio ambiente e à saúde de quem produz e de quem consome os alimentos.

Empreendedora e Pesquisadora. Rízia destacou, durante a live, que os dois papéis andam juntos. "No Agronegócio, a pesquisa é fundamental para o desenvolvimento de novas tecnologias e o empreendedorismo é a ponte para levar inovação ao campo. Eu ainda me considero uma líder em formação, que busca conciliar tarefas, uma pesquisadora com responsabilidades de empreendedora, que precisa motivar sua equipe. Por falar em equipe, o time da Rízia é todo formado por mulheres; Gláubia Cavalcanti (sócia-fundadora) e Cristiane Rodrigues (sócia).

A mediadora da live (com cerca de 700 visualizações), professora Cleonice Borges, também colaborou com o debate, através de suas opiniões em torno dos assuntos levantados. Sobre a conquista da liderança por parte das mulheres, Cleonice ressalta que é um desafio. "Desafio pelo fato de as mulheres terem que se desdobrar muito mais que os homens para serem valorizadas e respeitadas no ambiente de profissional, seja empreendendo em seus negócios, seja trabalhando para outros empreendimentos. Mas, avalio que é uma jornada em evolução, somos competentes, inteligentes, criativas, inovativas, resilientes e tantos outros adjetivos positivos para nos qualificar, mas, principalmente, temos a capacidade de unir, integrar, acolher e isso faz toda a diferença nos ambientes produtivos", concluiu.

Cleonice é doutora em Ciências Ambientais (Universidade Federal de Goiás), Mestre em Agronegócios (Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e Graduada em Administração (Pontifícia Universidade Católica de Goiás). Professora Adjunta na Universidade Federal de Goiás (UFG), Docente efetiva no Programa de Pós-Graduação em Agronegócio da UFG e Diretora do Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG. Atua com pesquisas direcionadas à Sustentabilidade, Empreendedorismo, Agronegócio, Administração, Gestão Empresarial e Inovação. Mediando um momento importante sobre trajetórias profissionais, empreendedorismo, inovação e conquistas, ressaltando a importância da mulher ter bem-estar, perseverar, empreender e liderar.

Categorias: Notícias Noticias ADM;Adm