BannerNotícia_10ª OEU_Abertura.png

Tem início a 10ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário da UFG

No sábado (23), além da abertura oficial do evento, equipes participaram do primeiro dia de bootcamp

No último sábado, dia 23 de setembro, foram iniciadas oficialmente as atividades para todas as 49 equipes que tiveram as inscrições homologadas na 10ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário da UFG. Nessa primeira fase, os participantes passam por um processo de aprofundamento no vocabulário empreendedor, estratégias de mercado e conceitos importantes para desenvolver uma empresa.

Após a solenidade de abertura, Alessandra Pereira, consultora do Sebrae Goiás, palestrou sobre a temática “Empreendedorismo que Transforma - Planejamento Estratégico em Ação”, e assim dar orientações principalmente para os jovens empreendedores que vão percorrer um caminho repleto de atividades até o pitch de apresentação final, que vai ocorrer em dezembro deste ano.

A palestrante apresentou as características empreendedoras para as equipes e reforçou que elas precisam se comprometer com os objetivos que vão definir quando estiverem “com a mão na massa”. Nesse percurso, riscos calculados precisam ser assumidos e o fortalecimento de uma rede de contatos pode ajudar ainda mais a equipe, por meio de experiências compartilhadas.

De acordo com a consultora, os participantes deverão sempre fazer da inovação um norte, ou seja, entender a importância de destacar sempre o diferencial do produto desenvolvido, enaltecendo aquilo que ainda não foi visto no mercado (ainda que tenha partido de algo que já existe mas que foi melhorado).

A apresentação da consultora também reforçou a relevância do planejamento estratégico, conceito que será incorporado pelas equipes principalmente no desenvolvimento do modelo final de negócio em fase posterior. Ao final, discussões positivas foram geradas pelos participantes, que aproveitaram a oportunidade para esclarecer as dúvidas sobre suas próprias experiências.

O próximo bootcamp está previsto para o dia 30 de setembro e, assim como todas as outras atividades da Olimpíada, ocorrerá em formato remoto.

Abertura

A abertura oficial da Olimpíada ocorreu antes do bootcamp com a presença de Sandramara Matias Chaves, diretora executiva da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape); Lucilene Maria de Sousa, diretora executiva da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc); Vanessa Bandeira Moreira, diretora geral da TV UFG, representando a diretora executiva da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (RTVE);  Renato Cândido da Silva representando a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC); e  Antônio Carlos de Souza Lima Neto, diretor superintendente do Sebrae Goiás.

A secretária de Inclusão (SIN/UFG), Luciana Dias, destacou a importância do Prêmio Diversidade e Inclusão (DIS), um diferencial da 10ª edição que valoriza equipes mais diversas na competição.

Também compareceram à abertura Cleonice Borges, diretora do Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI/UFG), representando a pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Helena Carasek, e o vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho.

A Olimpíada

Com programações previstas até dezembro de 2023, a Olimpíada de Empreendedorismo Universitário da UFG visa desenvolver habilidades empreendedoras em jovens universitários do Brasil e exterior, por meio do desenvolvimento de ideias inovadoras em duas categorias: negócio inovador (NI)  e negócio de impacto socioambiental (NIS).

Acesse aqui a página oficial da competição: https://cei.ufg.br/p/olimpiada-de-empreendedorismo-universitario-decima-edicao

Categorias: Notícias Noticias ADM;Notícias