TIC

MCTIC e RNP lançam 4ª Chamada Coordenada Brasil – União Europeia em dezembro

Edital terá 8 milhões de euros para apoiar projetos de pesquisa na área de Tecnologias da Informação e da Comunicação como computação em nuvem, Internet das Coisas e 5G.

A Secretaria de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) preparam para dezembro de 2016 o lançamento da 4ª Chamada Coordenada Brasil – União Europeia em Tecnologias da Informação e Comunicação no valor de 8 milhões de euros. A expectativa é apoiar projetos de pesquisa em Internet das Coisas, computação em nuvem e 5G. Segundo o coordenador de Projetos da RNP,Wanderson Paim, o novo edital determina a aplicação de 44,45% dos recursos de cada projeto em instituições nas regiões Nordeste, Nordeste e Centro-Oeste.

Cada proposta deverá ser avaliada por no mínimo quatro avaliadores especialistas, sendo dois brasileiros e dois europeus. "As regras de participação do lado brasileiro são diferentes daquelas aplicadas do lado europeu. Um exemplo é o financiamento de empresas privadas", explicou Paim.

Para os europeus, são elegíveis empresas privadas de qualquer porte, já os brasileiros consideram centros, institutos de pesquisa ou entidades brasileiras de ensino, oficiais ou reconhecidas, credenciadas pelo Comitê da Área de Tecnologia da Informação (Cati) ou empresas incubadas em incubadoras credenciadas no Cati.

Na 3ª Chamada, a RNP selecionou cinco das 38 propostas recebidas. Os projetos estão sendo desenvolvidos nas áreas de computação em nuvem, computação de alto desempenho e plataformas experimentais com ênfase na competitividade das empresas.

Para saber mais sobre a 4ª Chamada Coordenada Brasil-UE em Tecnologias da Informação e Comunicação 2016, clique aqui.

Fonte: Ascom do MCTIC (https://goo.gl/L80gSJ)

Categorias: Notícias