BannerNotícia_Empreendedorismo na universidade é tema de palestra no PTS/UFG

Empreendedorismo na universidade é tema de palestra no PTS/UFG

Evento com professor da Universidade de Córdoba (Espanha) foi organizado por EVZ/UFG e CEI/UFG

Na tarde desta quarta (12/06), o auditório da Agência UFG de Inovação, localizada no Parque Tecnológico Samambaia (PTS/UFG), recebeu a palestra “Quando a academia e o empreendedorismo se encontram”. O evento teve como convidado o professor espanhol Juan Vicente Delgado Bermejo, do departamento de Genética da Universidade de Córdoba (Espanha), que está no Brasil para uma série de atividades.

A iniciativa foi organizada pela Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ/UFG), por meio da professora Maria Clorinda Soares Fioravanti, com apoio do Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI/UFG). Em sua fala, Maria Clorinda reforçou o desejo de apresentar ao público brasileiro  as principais diferenças do empreendedorismo praticado no Brasil e fora dele. “Eu quis trazer a experiência da Espanha, onde existe uma facilidade maior de trabalho, contribuindo para as coisas fluírem adequadamente”, disse.

Após essa introdução, Bermejo iniciou sua apresentação fazendo elogios ao Brasil e lembrando aos presentes que nada do que ele falaria deveria ser encarado como extraordinário. “A única coisa que eu vou contar é a história de um professor pesquisador que virou empreendedor, algo muito simples e que qualquer um que conheça o caminho, as pautas e tenha paciência também pode fazer”, afirmou.

Segundo contou Bermejo, sua jornada empreendedora começou não por iniciativa própria, mas a partir da procura de associações de produtores pecuaristas que tinham interesse em em seus serviços para ações de melhoramento genético. Assim, a solução encontrada para conciliar a carreira de pesquisador e de empreendedor foi criar uma empresa de base tecnológica (EBT) spin-off a partir da própria universidade.

Vale lembrar que Bermejo também é presidente da Associação sobre a Conservação dos Recursos Genéticos Locais para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Red CONBIAND), do Conselho de Administração de ABC S.L e da Rare Breed International (RBI), vice-presidente da Sociedade Espanhola para os Recursos Genéticos Locais (SERGA) e coordenador do grupo de pesquisa Melhora e Conservação dos Recursos Genéticos dos Animais Domésticos (PAIDI AGR-218).

Participaram da programação a diretora do CEI/UFG, Cleonice Borges, e o diretor de Transferência e Inovação Tecnológica da UFG, Marinaldo Ribeiro, além de estudantes de graduação, da pós e docentes da Universidade.

Confira algumas fotos abaixo:

Foto 1_Empreendedorismo na universidade é tema de palestra no PTS/UFG Foto 2_Empreendedorismo na universidade é tema de palestra no PTS/UFG

Foto 3_Empreendedorismo na universidade é tema de palestra no PTS/UFG Foto 4_Empreendedorismo na universidade é tema de palestra no PTS/UFG