BannerNotícia_8º Prêmio UFG Empreendedorismo

Abertas as inscrições para o 8º Prêmio UFG Empreendedorismo

Concurso premiará trabalhos de finalização de curso com vocação para os negócios

Vão até o dia 20 de novembro de 2024, neste link, as inscrições para o Prêmio UFG Empreendedorismo 2024, a 8ª edição seguida da iniciativa e a segunda sob o novo formato. A ação é promovida anualmente pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Goiás (PRPI/UFG), por meio da Diretoria de Transferência e Inovação Tecnológica (DTIT), com organização e realização do Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI/UFG).

Podem concorrer estudantes ou egressos da graduação da UFG, de qualquer curso, desde que tenham seus trabalhos de finalização de curso aprovados nos calendários de 2023 e 2024, incluindo aqueles ainda em fase de desenvolvimento e cuja conclusão esteja prevista para 2024/2. Neste último caso, é necessário comprovar matrícula em componente específico ao desenvolvimento do trabalho. São aceitos trabalhos com autoria única ou múltipla.

Para contemplar a maior diversidade possível de temáticas, o concurso apresenta duas categorias com duas modalidades, cada, de modo que os trabalhos deverão se filiar necessariamente a uma delas. Na categoria “Empreendedorismo de Negócio”, estão as modalidades “Empreendedorismo” e “Estudo prospectivos de negócios”, nas quais podem ser inscritos trabalhos focados na criação de empresa, produto, serviços ou processos ou com potencial de transformar o objeto de estudo em um modelo de negócios.

Já na categoria “Empreendedorismo de Negócio de Impacto Socioambiental (NIS)”, estão as modalidades “Iniciativas de responsabilidade socioambiental” e “Soluções socioambientais a partir de contextos diversos”, que receberão trabalhos focados em ações sociais ou organizações da sociedade civil ou que possam virar modelo de negócio capaz de causar impacto social e/ou ambiental.

Homologadas as inscrições, todos os trabalhos que cumprirem os requisitos serão submetidos a uma avaliação feita por uma comissão especializada, que fará o julgamento atribuindo notas de 0 a 100 para cada um dos critérios. A classificação final resultará da média aritmética dessas notas, e os trabalhos melhor avaliados serão apresentados, em ordem decrescente, conforme a pontuação obtida.

Serão premiadas as três melhores propostas classificadas em cada uma das quatro modalidades, totalizando 12 trabalhos. Todos eles receberão credencial para participação no Programa de Pré-Incubação de projetos no CEI/UFG, conforme cronograma de pré-incubação. Além disso, os primeiros e segundos colocados serão contemplados com valores de R$ 2 mil e R$ 1 mil, respectivamente. Por fim, os membros das equipes, incluindo estudantes e professores orientadores, ainda receberão certificados.

A diretora do CEI/UFG, Cleonice Borges, lembra que a iniciativa chama a atenção para a possibilidade de estudantes e professores da UFG fazerem das suas realizações acadêmicas verdadeiros projetos de vida, beneficiando toda a sociedade nesse movimento. “Há inúmeras problemáticas que precisam de solução e sabemos que o ambiente acadêmico é um campo fértil para a proposição de ideias e soluções para questões sociais, ambientais e econômicas”, afirma.

Demais informações sobre o prêmio estão disponíveis aqui.

CEI
O Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI) da UFG tem a missão de estimular o empreendedorismo e contribuir para o desenvolvimento de empresas inovadoras e competitivas. Atualmente, a iniciativa possui duas unidades: a unidade 1, situada no Câmpus Colemar, na Praça Universitária; e a unidade 2, no Parque Tecnológico Samambaia da UFG.

Evento: 8º Prêmio UFG Empreendedorismo
Período para inscrições: até 20 de novembro de 2024
Prêmios: R$ 2 mil e R$ 1 mil, para os dois primeiros colocados de cada modalidade, respectivamente, além de credenciais para pré-incubação no CEI/UFG e certificados para responsáveis pelos TCCs, incluindo estudantes e professores orientadores
Quem pode participar: estudantes de graduação e egressos da UFG