Premiações reconhecem mulheres com negócios vinculados ao CEI/UFG
Distinções concedidas por Sebrae Goiás e Fieg mostram a força do empreendedorismo feminino
No último mês, três empreendedoras que lideram iniciativas vinculadas ao Centro de Empreendedorismo e Incubação da Universidade Federal de Goiás (CEI/UFG) colheram frutos pelo bom trabalho à frente de seus negócios, com reconhecimentos em duas premiações distintas: o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios e Prêmio Fieg de Sustentabilidade da Indústria Goiana.
No caso do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, Nathalia Barbosa – da LunaGreen Bioativos, que é pós-incubada – e Luciane Ribeiro – da Mamãe Pingo, atualmente incubada – se destacaram com a primeira e segunda colocações, respectivamente, na categoria Ciência e Tecnologia. Já o Prêmio Fieg de Sustentabilidade da Indústria Goiana teve como vencedora, na categoria “Iniciativas de micro e pequenas empresas”, a Nanoterra, ainda incubada no CEI/UFG, que é comandada por Iara Mendes.
Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
Retomado em 2022, após um hiato de cinco anos, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios celebra as mulheres que se destacaram no mundo dos negócios, reconhece suas contribuições ao desenvolvimento econômico e social e visa estimular o empreendedorismo feminino por meio do exemplo.
Além da categoria na qual as empreendedoras com vínculo junto ao CEI/UFG foram reconhecidas, há outras quatro: “Microempreendedora Individual (MEI)”, “Pequeno Negócio”, “Produtora Rural” e “Negócios Internacionais” – esta última sem vencedoras neste ano.
As vencedoras em primeiro lugar de cada categoria são classificadas para a etapa regional do Prêmio, que credencia as campeãs desta fase para a finalíssima da etapa nacional, a ser realizada em Brasília, em novembro, quando é comemorado o Dia do Empreendedorismo Feminino.
Prêmio Fieg de Sustentabilidade da Indústria Goiana
A premiação da Fieg possui periodicidade bianual e tem o intuito de celebrar empresas goianas por práticas de gestão comprometidas com a agenda ambiental e com o uso eficiente dos recursos naturais. Nesse âmbito, os reconhecimento contemplam outras três categorias, além da vencida pela Nanoterra: “Práticas de gestão sustentável e responsabilidade socioambiental”, “Tecnologias sustentáveis” e “Comunicação ESG”.
Para a diretora do CEI/UFG, Cleonice Borges, os prêmios materializam o resultado da dedicação e do empenho com que as empreendedoras desenvolvem a gestão qualificada de seus negócios e da busca inconteste pela inovação. “Todo esse esforço tem resultado em em impacto socioambiental e econômico positivo, servindo inclusive de inspiração a outras mulheres que veem no empreendedorismo inovador o caminho para o sucesso. Temos orgulho de contribuir e de fazer parte de suas histórias”, complementa.
Saiba um pouco mais sobre os negócios
- LunaGreen Bioativos: indústria inovadora que fabrica insumos naturais, tecnológicos, sustentável e upcycling para indústria cosmética e afins.
- Mamãe Pingo: uma poderosa ferramenta de inteligência artificial que pode responder às perguntas de pais e mães sobre educação, cuidados e desenvolvimento infantil de forma rápida e precisa, proporcionando informações relevantes e confiáveis para ajudar o usuário a tomar decisões informadas.
- Nanoterra: empresa de nanobiotecnologia especializada em produtos e serviços para a cadeia de cosméticos.
Com informações da Agência Sebrae de Notícias e Fieg