BannerNotícia_Startup vinculada ao CEI-UFG se destaca em disputas e recebe investimentos

Startup vinculada ao CEI/UFG se destaca em disputas e recebe investimentos

Proposta inovadora leva Nutricandies a vencer banca do Programa ProLíder e a ganhar aporte da Fundação Cargill

A startup goiana Nutricandies, fundada em 2017 pelo estudante do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Goiás (PPGACT/UFG), Gustavo Henrique Rocha, foi incubada no Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG (CEI/UFG) entre 2018 e 2021. Acumulando reconhecimentos desde sua criação, o empreendimento conta atualmente com outro projeto spin-off pré-incubado e voltou a celebrar conquistas nos dois últimos meses de 2023.

Em dezembro, a proposta do negócio, baseada no aproveitamento do resíduo advindo do cacau (mel de cacau) e seu uso como adoçante nutritivo e principal substituto para o açúcar comum, primeiro se destacou com a vitória na Banca de Negócios Avançados do Programa ProLíder. Ele foi um dos selecionados entre quase 16 mil inscritos, no início deste ano, para participar da jornada promovida pelo Instituto Four.

O Programa, voltado à formação de lideranças e empreendedorismo em âmbito nacional, contemplou ainda mais 79 candidatos com uma bolsa de estudos em São Paulo para participar de atividades diversas durante sete meses. Ao final do ciclo, Gustavo e outros jovens líderes apresentaram a Nutricandies diante de uma comissão especializada em inovação, tecnologia, sustentabilidade e empreendedorismo, o que garantiu, além do reconhecimento, um prêmio de R$ 10 mil.

Antes, em novembro, a Nutricandies foi uma das 13 propostas selecionadas pela Chamada Semeia, da Fundação Cargill, que identifica e estimula o desenvolvimento de iniciativas socioambientais e negócios de impacto alinhados ao fortalecimento de sistemas alimentares seguros, sustentáveis e acessíveis. Agora, o projeto receberá um aporte financeiro de R$ 150 mil a fim de executar o projeto Unidade Móvel de Transformação do “Mel de Cacau” para o Desenvolvimento de Adoçante Nutritivo, com atuação em Goiás e na Bahia.

A escolha nesta chamada considerou a intenção dos projetos de lidar com questões sociais ou ambientais e temas como inclusão, diversidade, direitos humanos e que sirvam de alguma forma aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Outra iniciativa goiana selecionada foi o "Semeando Futuros", que visa promover a conscientização sobre sustentabilidade como ferramenta para uma educação socioambiental e uma alimentação nutricionalmente adequada nas escolas.

Elixir Foods
Originalmente, a Nutricandies era focada em desenvolver cremes de chocolate com vegetais como cenoura, couve e beterraba, usando uma tecnologia de baixo custo que mantém o sabor do chocolate. Em 2022, a Elixir Foods, spin-off da Nutricandies, começou a expandir esse escopo a partir da criação de um novo tipo de adoçante natural, o que levou o projeto a ser um dos vencedores da 9ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário (OEU) da UFG e a ganhar o direito à pré-incubação no CEI/UFG. Em 2023, a Elixir Foods foi absorvida pela Nutricandies.

A Nutricandies, também por meio do projeto Elixir Foods, já recebeu o apoio do Programa Centelha GO 2, executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), com o aporte de quase R$ 100 mil reais em forma de subvenção e bolsas de pesquisa. A empresa também trabalha em colaboração junto à UFG por meio do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI/CNPq), no intuito de investir maciçamente em pesquisa e desenvolvimento relacionados a alimentos regenerativos.

A Elixir Foods ainda foi premiada internacionalmente em 2022 e venceu o prêmio global de "Economia Circular" da Thought for Food, que busca soluções capazes de auxiliar na alimentação de 10 bilhões de pessoas até 2050. O feito ocorreu após a Elixir representar o Brasil como único projeto das Américas em Nova York, sendo uma das startups reconhecidas pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU) por auxiliar na transformação do sistema agroalimentar.

Categorias: Notícias Noticias