CEI 15 anos

O Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI) da Universidade Federal de Goiás (UFG) comemorou, no dia 9 de dezembro, seus 15 anos de existência. Como parte das atividades de comemoração, foi realizada uma cerimônia de descerramento da placa comemorativa instalada em um dos corredores do CEI. A placa apresenta toda a trajetória do Centro, destacando momentos importantes ao longo dos 15 anos de história.

placa

Participaram da cerimônia, o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, a vice-reitora, Sandramara Matias Chaves, o pró-reitor de pesquisa e inovação, Jesiel Freitas Carvalho, a pró-reitora de extensão e cultura, Lucilene Maria de Sousa, a diretora de transferência e inovação tecnológica do CEI, Helena Carasek Cascudo, e os coordenadores do IPELab, Pedro Henrique Gonçalves e Luizmar Adriano Junior. A gerente do CEI, Emília Rosângela Pires da Silva, foi homenageada em reconhecimento ao importante papel desempenhado ao longo da trajetória do Centro de Empreendedorismo e Incubação. Emília conta que, em 2004, recebeu o incentivo do Sebrae para a implantação de uma incubadora que estimulasse a criação e desenvolvimento de empresas de base tecnológica. As negociações se consolidaram em 2005, com a implantação do Proine - Programa de Incubação de Empresas. "Foi o ano em que realizamos o primeiro processo seletivo e passamos a apoiar 8 projetos", relata Emília. Ao longo dos 15 anos, o CEI já promoveu mais de 300 cursos e impactou diretamente 12 mil pessoas. Graduou 25 empresas e apoia atualmente 12 startups incubadas e 18 projetos pré-incubados.

Nesses 15 anos de história, vale ressaltar que contou com o apoio de parceiros, como o Sebrae, Fapeg, Funtec e Funape, além de parlamentares do Congresso Nacional que destinaram emendas que viabilizaram importantes ações do CEI nos últimos anos.