Apresentação

A Incubadora de Empresas da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi implantada com a criação do Programa de Incubação de Empresas (PROINE), criado em 2004 e tem como um dos “fundamentos legais” a Instrução Normativa do Proine, aprovado pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação do CEPEC/UFG em 24/02/2005, a qual gerou a resolução CONSUNI/UFG Nº 22/2006 em 14/11/2006. É um programa sem fins lucrativos, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) sob a responsabilidade da Coordenação de Transferência e Inovação Tecnológica e tem como objetivo principal a preparação de empresas de base tecnológica para o mercado.

Foi idealizado como resposta à necessidade de estimular e apoiar a criação, desenvolvimento e consolidação de Empreendimentos de Base Tecnológica – EBTs por meio da interação com a comunidade acadêmica visando o aproveitamento de talentos e conhecimentos gerados na UFG.

Pode-se dizer que, mesmo com pouco tempo de atuação, o Proine certamente ocupa hoje o lugar de destaque no cenário de incubação goiana, ou seja, de incubadora modelo para implantação de outras iniciativas no Estado de Goiás e região.

Constitui-se como um programa de prestação de serviços que tenham como resultados previstos a geração de novas empresas e empreendimentos tecnológicos inovadores, ou ainda soluções intensivas em conhecimentos voltadas para a promoção do desenvolvimento local/regional a partir da transferência de conhecimentos e tecnologias desenvolvidos prioritariamente na UFG. As empresas incubadas são de base tecnológica e desenvolvem produtos, processos e serviços por meio de tecnologias inovadoras.

Em 2011, foi selecionada para ser incubadora Nucleadora para coordenar o projeto de reposicionamento do modelo de atuação das incubadoras goianas, transformando-as em Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (CERNE), visando ampliar a capacidade das incubadoras em gerar, sistematicamente, empreendimentos inovadores e bem sucedidos.

Das empresas apoiadas pelo Proine, dez se graduaram e se mantêm com autonomia no mercado, gerando emprego, renda e desenvolvimento econômico ao país.

O foco de atuação do Proine é Multissetorial apoiando empresas em todas as áreas de atuação da UFG.

Missão

Estimular a criação e o desenvolvimento de empresas inovadoras e competitivas, por meio de suporte de gestão e serviços de apoio que promovam empreendimentos de sucesso e contribuam para o desenvolvimento social e tecnológico do estado de Goiás.

Visão

Ser referência em processos de incubação e empreendedorismo inovador, promovendo a cooperação entre universidades, governo e iniciativa privada no Estado de Goiás.

•   Ética e Transparência;
  •   Sustentabilidade;