Olimpíada de Empreendedorismo Universitário

O que é Olimpíada de Empreendedorismo? 

A Olimpíada de Empreendedorismo Universitário da UFG (OEU) é uma competição com o objetivo de disseminar a cultura empreendedora na comunidade acadêmica. A OEU é uma realização do CEI Regional Goiânia em parceria com os Centros de Empreendedorismos Athenas (UFG Catalão) e Beetech (UFG  Jataí).

Assista aqui o vídeo sobre a 6ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário da UFG.

Categorias 

Categoria Negócios – na qual os participantes desenvolvem uma ideia de negócio, com potencial de crescimento, preferencialmente com caráter de alta tecnologia.

Categoria  Social – na qual os participantes têm a oportunidade de desenvolver e implementar uma ação de cunho social, que resolva problemas como moradia, meio ambiente, saúde, educação, segurança, entre outros. As ações propostas não devem ter fins lucrativos.

Publico alvo

Estudantes regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado de Goiás em cursos de graduação ou pós-graduação (stricto-sensu ou lato-sensu).


Inscrição

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas em equipes e exclusivamente por meio do FORMULÁRIO ELETRÔNICO, até às 23h59 (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos), horário de Brasília, do dia (a definir).

As equipes deverão ser compostas por dois e no máximo quatro integrantes, e poderão ser formadas por membros de diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado de Goiás.

No ato da inscrição, o proponente deverá: a) preencher todos os campos do formulário; b) anexar link de um vídeo de até dois minutos com apresentação da equipe e da ideia de negócio ou ação social; c) anexar o comprovante de matrícula atualizado de cada membro da equipe. Cada categoria contará com um formulário específico: Categoria Negócios (Anexo I) e Categoria Social (Anexo II).

É vedada a participação de estudante em mais de uma equipe ou em mais de uma categoria.

2019

Categoria Negócios

1° LUGAR
Minha Licitação
Criação de uma plataforma digital para facilitar o acesso do pequeno produtor a processos licitatórios. O objetivo é minimizar a ação de atravessadores e a exploração econômica sobre o pequeno produtor.

2° LUGAR
Elaboração de Farinhas a partir de resíduos agroindustriais resultantes de processamento de frutas.
Componentes: alunos de Tecnologia de Alimentos do Instituto Federal Goiano de Morrinhos
Mariana Carvalho

3° LUGAR
Criatua
Marca personalizada de roupa. O interessado monta o look através de um jogo virtual, a equipe da Criatua produz e envia ao cliente.

Categória Social

1º. LUGAR
Matiz Tinta de Solos
Fabricação de tinta utilizando solo descartado na construção civil, cola e água. Não tóxica, sem solvente, sem odor, ambientalmente sustentável e de baixo custo, para utilização em imóveis de famílias de baixa renda. O produto foi utilizado em cinco residências localizadas no Setor Crimeia Oeste e no Residencial JK em Goiânia.

2º. LUGAR
Larvicida do Cerrado
Utilizar uma espécie vegetal conhecida como Pimenta de Macaco para combater preventivamente as larvas do mosquito da dengue.

3º. LUGAR
Reformar para transformar
Limpar, pintar ou reformar moradias de pessoas com problemas de saúde com a mão de obra dos alunos e ajuda de parceiros e população. O piloto foi desenvolvido na residência de uma senhora, portadora de doença crônica, em Anápolis. Além de reformar totalmente a casa, eles conseguiram doações de móveis, fraldas, cadeira de banho e de rodas.

2018

Categoria Negócios

1°LUGAR
LAB
Catéter veterinário para utilização em diversos procedimentos, com menos dor e mais eficiência.

2° LUGAR
Data Grinder
Projeto para potencializar a utilização de dados públicos de governos para pesquisadores, empreendededores, desenvolvedores de sistemas e cidadãos em geral.

3° LUGAR
Lugar Siamesas
Confecção de roupa íntima para travestis e transgêneros.

Categoria Social

1° LUGAR
Reaproali
Projeto de reeducação alimentar e melhoria na estocagem de alimentos em abrigo de idosos.

2° LUGAR
Sustentar
Coleta sustentável de óleo de cozinha para produção de sabão

3° LUGAR
3D’ucação
Projeto de tecnologia voltado para educação

2017

Categoria Negócios

1° LUGAR
Conectando o Direito
O foco do Conectando o Direito é facilitar a vida dos advogados por meio de uma plataforma integrada, onde os escritórios poderão fazer parcerias e entregar serviços de forma mais ágil e eficiente.

2° LUGAR
Grifa
Uma rifa em que 65% dos recursos são destinados às instituições de caridade e o restante vai para a Grifa, a administradora dos sorteios.

3° LUGAR
Trilha do saber
Jogos para ensinar matemática de forma lúdica e menos entediante foi a proposta do Trilha do Saber.

Categoria Social

1° LUGAR
Acquondicionado
A equipe criou um equipamento que permite reaproveitar água do ar condicionado e realizou oficinas sobre uso consciente.

2° LUGAR
Sim para a Vida
O projeto alcançou cerca de duas mil pessoas, chamando a atenção para o que é a depressão e abordando formas de prevenção, através de palestras, folhetos, visitas e depoimentos.

3° LUGAR
Arte em Cascata
O projeto que realiza um festival de cultura e lazer, com a participação de artistas, voluntários e comunidade, realizado no Jardim Cascata, em Aparecida de Goiânia, obteve o terceiro lugar.

2016

Categoria Negócios

1° LUGAR
Nutricandies
Aqui é focada no desenvolvimento de chocolates naturais em suas diferentes versões a base de frutas e hortaliças.

2° LUGAR
True Skins (Himmilisch)
Aquipe propôs criar estampas de camisetas que se modificam de acordo com o ângulo de visão do observador. Inicialmente, as estampas são direcionadas para o público geek, mas futuramente a equipe pretende lançar o produto para outros públicos.

3° LUGAR
Cervejaria Babylon Beer

Categoria Social

1° LUGAR
Adote uma Arvore
Arborizar a praça Dom Abel em Jataí -GO com a participação dos moradores da região e usar a mesma como modelo de arborização para o restante das praças da cidade. E para o problema da arborização inadequada, os moradores receberão instruções antes e durante o plantio para que possam cuidar das mudas “adotadas” por um ano, até que elas consigam se desenvolver sozinhas.

2° LUGAR
Flores do Ipé
Oferecer suporte, encorajar e acelerar o desenvolvimento de cooperativas entre mulheres da região. Promovendo atividades de consultoria, e através de um encontro, capacitação e treinamento relacionados ao desenvolvimento pessoal, empoderamento feminino, gestão administrativa estratégica, definição de produto ou serviço a ser oferecido e estrutura organizacional de cooperativas, considerando que o cooperativismo é um movimento, filosofia de vida e modelo socioeconômico capaz de unir desenvolvimento econômico e bem-estar social.

3° LUGAR
Oásis de Sonhos
A partir de entrevistas e relatos de diversas pessoas, percebemos que a maior
parte delas, estudantes, professores e mesmo moradores não conhecem o espaço, sendo
que alguns nem mesmo sabiam que ali se encontra uma biblioteca - inclusive,
constatamos no dia que muitas das pessoas que foram nos ajudar entraram lá pela
primeira vez no momento da ação.

2015

Categoria Negócios

1° LUGAR
ArqTech
Sistema de realidade aumentada direcionada a construtoras e imobiliárias

2° LUGAR
Prato Especial
Aplicativo com o objetivo de aproximar pessoas que queiram oferecer pratos gastronômicos em suas residências com indivíduos dispostos a passar por esta experiência.

3° LUGAR
Veggie Foods
Proposta de criar um restaurante totalmente vegano.

Categoria Social

1° LUGAR
Parque Infantil Sustentável
Construir um Parque Infantil com pneus.

2° LUGAR
Bem-estar animal
Cartilha infantil desenvolvida para um projeto de educação social para cuidados com animais.

3° LUGAR
Sangue do Bem
Criar um aplicativo no qual seja possível encontrar doadores compatíveis de forma rápida, pedir uma doação, e obter informações sobre requisitos para doar sangue.

2014

1° LUGAR
Piso Escoa
Criação de um piso drenante de permeabilidade urbana, que absorverá toda água escoada, evitando enchentes e inundações.

2° LUGAR
Miratrap
Dispositivo químico para controle de esquistossomose.

3. LUGAR
Daquipralá
Criação de um aplicativo para celulares smartphones que facilitará a comunicação entre transportadores ou caminhoneiros autônomos e embarcadores.