
CEI/UFG é parceiro na realização de hackathon da Prefeitura de Goiânia
O “GO! Uai Tech” ocorreu entre os dias 28 e 30 de março, no Hub Goiás
Com apoio do Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG (CEI/UFG), a Prefeitura de Goiânia realizou, entre os dias 28 e 30 de março, a primeira edição do hackathon “GO! Uai Tech”, que ocorreu no Hub Goiás.
A diretora do CEI/UFG, Cleonice Borges, esteve presente na cerimônia de abertura, na sexta-feira (28). Já o gerente da incubadora, Anderson Dias, participou da banca avaliadora dos projetos, além de entregar o prêmio para o 1º colocado.
O Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG auxiliou no desenvolvimento do edital e participou da banca avaliadora, além de patrocinar o prêmio de R$ 3 mil pagos à equipe que apresentou a melhor solução inovadora para a gestão sustentável de resíduos sólidos no município.
O hackathon teve como foco a otimização da coleta de resíduos, a educação ambiental, o incentivo à reciclagem e a melhoria dos processos de destinação de materiais descartados. O evento contou também com a parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti Goiás), por meio do Hub Goiás e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).
“A inovação pode ser uma grande aliada da gestão eficiente e quem ganha, no fim do dia, é a sociedade com entregas e resultados de qualidade”, afirma o secretário da Secti Goiás, José Frederico Lyra Netto.
“Goiânia precisa avançar em tecnologia e superar o grande atraso tecnológico causado pela falta de investimentos nos últimos anos. Apesar de contar com uma equipe competente, os processos da prefeitura ainda são burocráticos e precisam ser digitalizados”, relata o prefeito Sandro Mabel.
Mabel ressalta que iniciativas como o hackathon, inspiradas em modelos de sucesso do Senai e da Fieg, são fundamentais para tornar Goiânia uma cidade mais inteligente e eficiente.“A ideia é transformar desafios ambientais em oportunidades, utilizando a tecnologia para criar soluções eficientes e sustentáveis”, finaliza.
A maratona de inovação reuniu estudantes, especialistas, empreendedores e entusiastas das áreas de tecnologia e sustentabilidade. As equipes, compostas por três a cinco integrantes, tiveram o fim de semana para desenvolver soluções criativas e aplicáveis, a partir de desafios que serão revelados no início do evento.
![]() |
![]() |
Respectivamente, as equipes colocadas em primeiro e segundo lugar no Hackaton GO! Uai Tech
As melhores ideias poderão ser aproveitadas pela prefeitura para aprimorar a gestão de resíduos sólidos, contribuindo para um impacto socioambiental positivo na cidade.
Juntamente com o prêmio em dinheiro para o primeiro colocado, as três melhores equipes terão acesso aos programas de pré-incubação do CEI/UFG e da PUC Goiás, recebendo suporte especializado para transformar suas ideias em negócios viáveis.
Para o superintendente do Hub Goiás, Johnny Laranjeira, iniciativas como essa são fundamentais para estimular a inovação em problemas reais da sociedade. “Esse programa idealizado pela Prefeitura de Goiânia e correalizado pelo Hub Goiás, com o apoio do Governo de Goiás e de outras instituições, representa um avanço significativo para o ecossistema de inovação da cidade”, completou o profissional.
“A temática de resíduos sólidos é um desafio global e precisa ser explorada ao máximo para encontrarmos soluções escaláveis e sustentáveis, além de promover educação ambiental para os cidadãos”, destaca o superintendente.
Confira os três ganhadores do hackathon “GO! Uai Tech”:
- 1º lugar: Força cooperativa
- 2º lugar: Bebês Aerodinâmicos Intercontinentais
- 3º lugar: Hambis
Com informações do Governo de Goiás e contribuições de Renata Akutsu