
Confira as equipes vencedoras do Construct Ideathon
3 equipes foram premiadas com valores em dinheiro e isenção no próximo ciclo de pré-incubação do CEI/UFG
A cerimônia de encerramento do Construct Ideathon – 2º Desafio Nacional Living Lab C aconteceu no último sábado (16) e os participantes conheceram as três equipes vencedoras da maratona. A 2ª edição do evento focou em propostas de Negócio de Impacto Socioambiental (NIS), estimulando soluções inovadoras e sustentáveis, com potencial para gerar um impacto social e/ou ambiental positivo.
Com o tema “Inovação e Sustentabilidade na Indústria da Construção Civil”, 16 equipes apresentaram soluções inovadoras e sustentáveis para problemas encontrados na área da construção civil. O objetivo do Construct Ideathon era promover e desenvolver habilidades empreendedoras, ao mesmo tempo em que estimulava soluções criativas e inovadoras.
Estudantes de 21 instituições de ensino superior do Brasil participaram do desafio, representando 3 regiões do país: Centro-Oeste, Sul e Nordeste. Ao todo, foram 71 inscritos que participaram de bootcamps e mentorias que auxiliaram no desenvolvimento das ideias inscritas no Construct Ideathon – 2º Desafio Nacional Living Lab C.
As três melhores equipes foram contempladas com um auxílio financeiro e isenção no próximo ciclo de pré-incubação do Centro de Empreendedorismo e Incubação da Universidade Federal de Goiás (CEI/UFG), desde que se enquadrem nos critérios da seleção. Ao todo, R$ 30 mil foram distribuídos entre as equipes.
A competição contou com o apoio institucional da Associação Brasileira De Cimento Portland (ABCP); da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), da Comunidade da Construção Polo Goiano; do Sebrae Goiás e do Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon Goiás), e foi patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Mútua Goiás e Votorantim Cimentos.
O evento foi promovido pela Universidade Federal de Goiás (UFG), realizado pelo Projeto de Extensão Living Lab C e organizado pelo Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI/UFG), ao qual, é vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Goiás (PRPI/UFG).
Conheça as equipes vencedoras do Construct Ideathon – 2º Desafio Nacional Living Lab C:
1ª colocada - Projeto Palma
Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Anhanguera
O Projeto Palma oferece às recicladoras, construtoras e transportadoras uma plataforma digital de economia circular, que organiza toda a cadeia dos entulhos da construção civil por meio da facilitação da coleta de resíduos da obra e da compra e venda de materiais reciclados, diferentemente das plataformas já existentes, que se limitam a apenas uma das partes da cadeia.
2ª colocada - Aplicativo Canteiro Circular
Faculdade Estácio e Universidade Federal da Bahia (UFBA)
O Canteiro Circular é um aplicativo gamificado que promove a gestão sustentável de resíduos na construção civil, engajando equipes por meio de uma trilha de atividades, checklists e desafios no canteiro de obras. Possui uma ferramenta associada de gestão centralizada que acelera processos como emissão de MTRs, controle de transportes e geração de relatórios. Tudo isso torna a circularidade uma prática acessível e integrada à rotina da obra.
3ª colocada - Barucum
Universidade Federal de Goiás (UFG)
A equipe Barucum desenvolveu uma ecotinta imobiliária inovadora, produzida com urucum, que é orgânica e sustentável. Essa tinta oferece cores naturais e vibrantes, do vermelho ao amarelo alaranjado, além de ser inodora, biodegradável, atóxica, antioxidante, antimofo e baixo custo. Nosso compromisso é promover produtos que respeitem a saúde, fortalecendo também as comunidades tradicionais, com um processo que respeita o ecossistema local, contribuindo para a conservação do cerrado e a proteção das espécies ameaçadas.
CEI
O Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI/UFG) tem a missão de estimular o empreendedorismo e contribuir para o desenvolvimento de empresas inovadoras e competitivas. Atualmente, a iniciativa conta com a Unidade I situada na Praça Universitária; e a Unidade II, no Parque Tecnológico Samambaia (PTS/UFG).