Confira os ganhadores da 11ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário
Cerca de 160 pessoas, de oito estados, participaram da edição de 2024
A 11ª edição da Olimpíada de Empreendedorismo Universitário (OEU) chegou ao fim no último sábado (14). O evento online, que marcou o encerramento, premiou as três equipes vencedoras de cada uma das duas categorias: Negócio Inovador (NI) e Negócio de Impacto Socioambiental (NIS).
Em 2024, 162 pessoas se inscreveram na OEU, distribuídas em 44 equipes no total, sendo 19 na categoria NI e 25 na de NIS. Ao todo, oito estados foram representados na competição (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, São Paulo e Sergipe), por meio de 23 instituições.
Ao longo de dois meses, os participantes, de 47 cursos diferentes, passaram por capacitações, mentorias e construção de pitchs, para desenvolver as ideias apresentadas no momento da inscrição.
Confira abaixo as equipes vencedoras de cada categoria e um resumo de suas ideias:
Negócio Inovador (NI):
1º: Influbs
A equipe Influbs é composta por três estudantes de Bacharelado em Marketing e Publicidade no Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo. A equipe se propõe a criar uma plataforma que conecta influenciadores e empresas da mesma região, oferecendo recursos para negociações seguras e lucrativas para ambas as partes.
2º: Future Innovation
A equipe do projeto Future Innovation é composta por três estudantes dos cursos de Enfermagem e Engenharia Elétrica, do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Pesqueira. O projeto visa criar um Cubo Multissensorial voltado para pessoas neurodivergentes, destacando-se pela proposta inovadora de integrar múltiplas texturas e estímulos sensoriais, ajudando no desenvolvimento e regulação emocional de crianças e adultos.
3°: MentorLink:
A equipe MentorLink, formada por três estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Goiás (UFG), tem o objetivo de criar uma plataforma digital inovadora para conectar estudantes universitários a mentores experientes. A proposta central é oferecer orientação profissional e acadêmica de forma estratégica, eficiente e acessível, promovendo o crescimento pessoal e profissional dos estudantes.
Negócio de Impacto Socioambiental (NIS):
1º: EcoBalm
A EcoBalm - Baru e Urucum, composta por três estudantes de Medicina, Enfermagem e Biotecnologia, da Universidade Federal de Goiás (UFG), é uma proposta que combina cuidados pessoais com a preservação ambiental e o fortalecimento de comunidades locais. É uma marca sustentável que oferece um hidratante labial 100% natural, feito com óleo de baru e extrato de urucum, destacando suas propriedades hidratantes e cicatrizantes.
2º: Hambis - Hábitos Saudáveis
Proposta por estudantes dos cursos de Administração, Inteligência Artificial e Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Goiás (UFG), a Hambis - Hábitos Sustentáveis busca transformar hábitos sustentáveis em práticas diárias por meio da educação, benefícios e conexão entre os agentes da cadeia de reciclagem.
A iniciativa foca inicialmente em atender condomínios, promovendo o impacto socioambiental positivo.
3°: BioRenova
A equipe, composta por três estudantes dos cursos de Biotecnologia, Farmácia e Medicina Veterinária, da Universidade Federal de Goiás (UFG), apresenta o projeto BioRenova, que utiliza uma cepa bacteriana do gênero Methylobacterium, com comprovada capacidade de reduzir em até 40% o uso de fertilizantes químicos nitrogenados em culturas agrícolas.
Além disso, a EcoBalm foi a vencedora do Prêmio Diversidade e Inclusão Social (DIS). A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Inclusão (SIN/UFG) e o CEI/UFG, que premiou com R$ 3 mil a equipe mais diversa, em termos de gênero, raça, etnia, orientação sexual, idade, origens e segmentos da sociedade historicamente discriminados.
Além dos prêmios em dinheiro, que somados totalizam quase R$ 50 mil, os seis vencedores também ganham a isenção da taxa de incubação no Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI/UFG), para continuarem com as ideias. Adicionalmente, outras equipes interessadas poderão se inscrever no edital de fluxo contínuo da incubadora.
A Olimpíada de Empreendedorismo Universitário é um evento anual, promovida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Goiás (PRPI/UFG), por meio da Diretoria de Transferência e Inovação Tecnológica (DTIT), com organização e realização do Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI/UFG).
Esta edição teve o apoio institucional da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc), Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural – Fundação RTVE, Sebrae Goiás, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti Goiás) e Hub Goiás.