
Living Lab C da UFG lança 2º ciclo de atividades
O CEI/UFG esteve presente para o lançamento do 2º Construct Ideathon
Na última quinta-feira (03/04), o desenvolvimento da construção civil pautado na sustentabilidade ganhou reforço com o lançamento do 2º Ciclo de Ações (Triênio 2025-2027) do Projeto Living Lab C, primeiro hub de inovação aberta do Centro-Oeste que visa ao avanço técnico e de gestão do setor por meio de uma abordagem sistemática, colaborativa e multidisciplinar. O evento ocorreu no auditório do Sinduscon-GO e possibilitou um momento de aprendizado, debate e networking entre os presentes.
Com a promoção da Universidade Federal de Goiás (UFG), patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e do Sebrae Goiás, e apoio institucional da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), do Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO) e do Programa Comunidade da Construção Polo Goiano, o encontro reuniu representantes da cadeia produtiva da indústria da construção, de universidades e instituições de ensino, de entidades, conselhos e associações, e do poder público em nível estadual e municipal.
A coordenadora do Living Lab C e pró-reitora de Pesquisa e Inovação da UFG, Helena Carasek, conduziu o evento e apresentou as atividades desenvolvidas pelo laboratório. Na oportunidade, a diretora do Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG (CEI/UFG), Cleonice Borges, esclareceu a dinâmica do Construct Ideathon – 2º Desafio Nacional Living Lab C.
O Ideathon é uma maratona com o intuito de desenvolver ideias para resolver problemas específicos, estimulando a criatividade e o trabalho em equipe, e o Construct Ideathon - 2º Desafio Nacional Living Lab C, que será lançado em breve, tem o objetivo de estimular a proposição e o desenvolvimento de soluções com caráter original, criativo, inovador, sustentável e empreendedor, que tragam melhorias significativas para a indústria da construção civil.
Além disso, a especialista ESG e diretora da Abissal Capitalismo Saudável, Camila Storti, fez uma apresentação sobre o projeto “Programa de fortalecimento de capacidades em construções sustentáveis", que é desenvolvido pela Corporação Financeira Internacional (IFC, sigla em inglês), do Banco Mundial.
O evento contou com a participação na mesa diretiva do vice-reitor da UFG, Jesiel Freitas Carvalho, representando a reitora Angelita Pereira de Lima; da pró-reitora de Pesquisa da UFG, Helena Carasek; do diretor científico e de inovação da Fapeg, Cláudio Rodrigues Leles, representando o presidente da Fundação, Marcos Fernando Arriel; do presidente do Sinduscon-GO, Hidebrair Henrique de Freitas; e do coordenador técnico da Comunidade da Construção Polo Goiano, Oswaldo Cascudo.
Também estavam presentes o vereador por Goiânia, Edward Madureira Brasil, e o secretário municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (Sedicas), Diogo Luiz Franco de Freitas. Outros representantes de instituições e organizações participaram do encontro:
- Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti Goiás)
- Hub Goiás
- Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad Goiás)
- Secretaria Municipal de Inovação e Transformação Digital (SIT)
- Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo Estratégico (Seplan)
- Agência Municipal do Meio Ambiente de Goiânia (Amma)
- Agência de Regulação de Goiânia (AR)
- Câmara da Indústria da Construção (CIC) da Fieg
- Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-GO)
- Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO)
- Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias do Estado de Goiás (Secovi Goiás)
- Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Goiás (Ibape-GO)
- Senai-GO
- Sebrae-GO
- Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis (Funtec)
- Instituto Federal de Goiás (IFG)