BannerNotícia_Programa de Incubação da UFG adota ações afirmativas

Programa de Incubação do CEI/UFG adota ações afirmativas

Objetivo é incentivar a participação e a permanência de grupos minorizados

O edital referente ao Programa de Incubação do Centro de Empreendedorismo e Incubação da Universidade Federal de Goiás (CEI/UFG), que atualmente recebe propostas em fluxo contínuo, trouxe uma importante novidade em sua última retificação. Trata-se da adoção de ações afirmativas para incentivar e facilitar o acesso de grupos minorizados à iniciativa, que ajuda a formatar projetos empreendedores e a acelerar negócios.

Conforme prevê o novo regulamento, proponentes pertencentes a grupos minorizados (negros, indígenas, LGBTQIAPN+ e PcDs, entre outros) terão direito à gratuidade da inscrição, um benefício que antes era restrito a estudantes da Universidade, mediante o preenchimento e assinatura do Formulário de Autodeclaração e Pertencimento (Anexo I), disponível nesta página, com a respectiva comprovação.

Outro ponto de destaque diz respeito à seleção, dentre as propostas aprovadas cujos autores integrem minorias sociais, de cinco projetos de pré-incubação e um projeto para incubação a cada banca realizada, com direito à isenção das taxas durante todo o ciclo (um ou três anos). Assim, a participação mínima de grupos historicamente sub-representados é devidamente cotizada, favorecendo a construção de ambiente mais diverso e inclusivo.

A mudança foi inspirada por um encontro que reuniu representantes da Associação de Empresários e Empreendedores para Fortalecimento do Afroempreendedorismo (Ascenda), a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, o vice-reitor, Jesiel Carvalho, e outros membros da gestão. Na ocasião, discutiu-se a possibilidade de parcerias para a promoção de ações fortalecedoras da causa antirracista e de estímulo ao empreendedorismo negro.

É importante ressaltar que a adoção de ações afirmativas está amparada pela Resolução Consuni Nº 29/2008, que criou o programa UFGInclui com o objetivo de institucionalizar políticas de reparação ou compensação das desigualdades sociais e preconceitos, ou discriminações de raça. Mais recentemente, esse tópico passou a compor um dos 16 eixos do Plano de Gestão da UFG para os anos de 2022 a 2025.

No âmbito do CEI/UFG, a adesão a essas ações ocorreu pela primeira vez na 10ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário (OEU), realizada em 2023, a partir da parceria junto à Secretaria de Inclusão (SIN/UFG). “Tal medida é a chance de a Universidade apoiar pessoas que precisam lidar com a informalidade e a discriminação racial”, afirma a diretora do CEI/UFG, Cleonice Borges.

Incubadora de negócios
O Programa de Incubação visa atender projetos em fase de ideação e empreendimentos inovadores, com ou sem registro no CNPJ, e é organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG (PRPI/UFG), por meio da Diretoria de Transferência e Inovação Tecnológica (DTIT/UFG), com execução do CEI/UFG. É possível se inscrever nas modalidades de pré-incubação e de incubação.

Em ambos os casos, o projeto precisa apresentar caráter inovador e ao menos uma das pessoas integrantes deve comprovar capacidade técnica para execução do plano proposto. Além disso, há exigências e critérios particulares a serem observados em cada uma das modalidades. O edital tem abrangência nacional e internacional e, por isso mesmo, há previsão de que as atividades sejam conduzidas de forma majoritariamente remota.

As inscrições podem ser feitas aqui.

Categorias: Notícias Noticias