Banner Notícias Site_Destaque_Nanoterra

Startup incubada no CEI/UFG conquista reconhecimentos

Nanoterra foi enaltecida pelo caráter inovador de seu modelo de negócios

O segmento de produção de matérias-primas especializadas para determinadas indústrias constitui atualmente uma tendência no mercado, e é com essa proposta que a Nanoterra vem se destacando. A startup incubada no Centro de Empreendedorismo e Incubação da Universidade Federal de Goiás (CEI/UFG) trabalha com nanobiotecnologia voltada para o setor cosmético e, nos últimos meses, acumula conquistas e reconhecimentos. 

Um bom exemplo disso foi a obtenção do Selo B Pendente, que foi concedido durante a participação da empresa no Programa Negócios Inovadores de Impacto Socioambiental do Hub Goiás. A iniciativa foi realizada pela Secretaria do Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti Goiás), com apoio da consultora Camila Abigail, da empresa Abissal.

O Selo B é uma certificação que serve como um reconhecimento internacional de que a empresa tem compromisso com práticas sustentáveis, além de adotar boas práticas administrativas, sociais e de governança (ESG, em inglês). Já o Selo B Pendente é concedido para novos empreendimentos que já demonstraram esse comprometimento, apesar de ainda estarem caminhando para conquistar a certificação efetiva. 

Além disso, como demonstração de seu compromisso, a Nanoterra se tornou signatária das Women’s Empowerment Principles (WEPs) da Organização das Nações Unidas (ONU). As WEPs são um conjunto de princípios que orientam as empresas a promover a equidade de gênero e o empoderamento das mulheres no ambiente de trabalho, no mercado e na comunidade. 

A empresa também se destacou no programa de aceleração Catalisa ICT 2024, do Sebrae, alcançando o 10° lugar na seleção nacional. O objetivo do programa é impulsionar a viabilidade de tecnologias desenvolvidas por mestres e doutores na condição de empreendedores. A partir disso, a Nanoterra ficou entre as 200 startups mais promissoras do país. 

Vale lembrar que, em 2023, a empresa já havia sido reconhecida pelo Finep Inovadoc, que concedeu um investimento de R$ 5 milhões para a startup, o maior valor possível previsto no edital. A iniciativa, capitaneada pela financiadora de estudos e projetos (Finep), se propõe a fomentar projetos de inovação provenientes de pesquisas científicas avançadas, para introdução dessas soluções no mercado e comercialização de novos produtos.

Já em 2024, a Nanoterra foi selecionada na primeira colocação para o Edital “Eleve - Incubação e Aceleração”, do programa “Goianas na Ciência e Inovação”. A iniciativa do Hub Goiás, em conjunto com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti Goiás), visa a simetria de gênero nas áreas de ciência e inovação.

A CEO Iara Mendes destacou a importância dessas conquistas para a startup. "Este reconhecimento valida nosso compromisso com a inovação e o desenvolvimento tecnológico, além de fomentar o desenvolvimento sustentável e as boas práticas empresariais. Estamos orgulhosos de ser um exemplo de sucesso emergente do estado de Goiás”.

Categories: Notícias Noticias