Startup incubada no CEI/UFG compõe delegação brasileira na COP30
Nutricandies mostra como a floresta pode inspirar alimentos mais saudáveis e sustentáveis
A Nutricandies, startup incubada no Centro de Empreendedorismo e Incubação da Universidade Federal de Goiás (CEI/UFG), foi selecionada para integrar a delegação oficial brasileira na COP30, realizada este ano em Belém (PA). A empresa que nasceu de um projeto do Doutorando Gustavo Rocha, do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, foi convidada a ingressar no evento através da Blue Zone, espaço reservado para líderes globais, negociadores e formuladores da agenda climática internacional.
A participação da Nutricandies marca o reconhecimento do trabalho da empresa no fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis e inclusivas da Amazônia, especialmente junto a agricultores familiares da cadeia do cacau. O representante da startup no evento foi Netto Santos, conselheiro especial da startup na área de Comunidade, é uma liderança ativa do Norte do país, com trajetória dedicada ao desenvolvimento social, acesso à tecnologia e à valorização das comunidades.
A partir desse trabalho com produtores, a Nutricandies desenvolveu o Chocolate Mel de Cacau, um produto inovador feito com bioinsumos reaproveitados da cadeia do cacau, sendo um chocolate zero gordura, fonte de fibras, minerais e vitamina. O produto é uma inovação reconhecida por premiações nacionais e internacionais por suas características nutricionais e impacto positivo no meio ambiente.
O conselheiro especial e representante da startup do evento, José Ribamar Netto, destacou que a participação na COP30 foi importante para entender o cenário dos negócio no Brasil. "Muito se falou em bioeconomia, que será o tema para os próximos passos pós conferência, e temos satisfação em saber que já é algo que a Nutricandies faz, nas comunidades na Amazônia e em nosso ecossistema no geral. Seguiremos com a missão de contribuir para manter a floresta em pé, preparando e investindo também em quem mora e cuida nela, com investimentos, capacitações e oportunidades para esse ecossistema", destacou ele.
Durante a COP 30, José Neto integrou a Blue Zone, área reservada a negociadores e lideranças internacionais, onde acompanhou debates estratégicos sobre ações climáticas. No painel de bioeconomia e biodiversidade amazônica, apresentou a solução da Nutricandies como um case que articula ciência e saberes tradicionais para gerar valor a partir da sociobiodiversidade. Ele também participou do TEDx Amazônia e do Amazônia Reset da Global Shapers, nas docas de Belém, evento do qual a startup foi patrocinadora e painelista. As discussões enfatizaram a urgência de ampliar investimentos e mecanismos de financiamento para acelerar iniciativas de impacto climático.
Um dos principais pontos da COP30 foi a defesa da integração das pessoas que vivem na floresta nas principais mesas de discussão. A mensagem central é clara: preservar a Amazônia exige unir o conhecimento científico ao conhecimento de quem habita e cuida desse território, construindo soluções conjuntas para os desafios climáticos.