BannerNotícia_CEI/UFG abre seleção de fluxo contínuo para incubação de negócios

Startups vinculadas ao CEI/UFG são selecionadas em editais de fomento

Classificação garante incentivos financeiros, oportunidades de desenvolvimento e outros benefícios

Coroando o trabalho desenvolvido pelo Centro de Empreendedorismo e Incubação da Universidade Federal de Goiás (CEI/UFG), os negócios vinculados à estrutura acumulam resultados importantes nos últimos meses. Exemplo disso é que ao menos nove startups conectadas à estrutura, em diferentes estágios (pré-incubadas, incubadas, graduadas e EJs), foram contempladas recentemente em editais de fomento a iniciativas empreendedoras e de inovação.

Em dezembro de 2023, Ai4Energy, Aminsecta, Biocultivar Sustentável, E-CoTech, Grifa, Hoortech, LunaGreen, Nanoterra e Nutricandies tiveram suas propostas classificadas no resultado do edital de apoio e fomento para Negócios Inovadores de Impacto Socioambiental (NIIS), promovido pelo Hub Goiás. Assim, elas garantiram diversos benefícios, como bolsas de ajuda de custo e consultorias individuais, além da possibilidade de concorrer a prêmios de até R$ 60 mil.

Já em janeiro, a Nanoterra foi uma das 21 empresas aprovadas pelo Programa Finep InovaDoc, que destina recursos de subvenção econômica no apoio a empreendimentos de base tecnológica. Nesta chamada, a startup foi classificada para receber o maior valor possível, com R$ 5 milhões de reais pré-aprovados, sendo 85% reservado a despesas do projeto e 15% para estruturação da gestão do negócio.

Por último, em março, novamente a Nanoterra e a Nutricandies se sagraram duas das quatro empresas goianas dentre as 152 de todo o Brasil selecionadas no edital Catalisa ICT, do Sebrae, cujo intuito é acelerar e fomentar negócios inovadores de base tecnológica. Além de capacitações e mentorias, cada uma delas receberá até R$ 117 mil, num período de execução de até nove meses, em forma de bolsas de estímulo à inovação.

Para a diretora do CEI/UFG, Cleonice Borges, o sucesso das empresas nas chamadas públicas decorre da soma de diferentes fatores. “As startups que participam do CEI/UFG, além de suas propostas inovadoras, contam com diversos serviços úteis aos seus modelos de negócios, como capacitações, mentorias e suportes com editais, os quais, certamente, impactam nos resultados exitosos que estão obtendo”, afirma.

Ela lembra ainda que premiações ajudam a alavancar financeiramente essas startups e impulsionam o reconhecimento dos empreendedores e da própria Universidade. “Os frutos também são colhidos pela UFG em relação ao papel de suas ações de ensino, pesquisa e extensão que culminam com práticas de inovação e empreendedorismo, contribuindo para elevar a competitividade goiana e brasileira", finaliza.