Startups vinculadas ao CEI/UFG são reconhecidas em programa de fomento
Ao todo, nove startups ligadas à incubadora se graduaram e três delas acabaram premiadas no NIIS
Nesta quarta (03/07), durante o DemoDay, realizado no auditório do Hub Goiás, em Goiânia, três startups vinculadas ao Centro de Empreendedorismo e Incubação da Universidade Federal de Goiás (CEI/UFG) ficaram entre as melhores colocadas em suas respectivas categorias. O evento consistiu na última etapa do Programa NIIS (Negócios Inovadores de Impacto Socioambiental), implementado pelo próprio Hub, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) de Goiás.
A dinâmica da ação consistiu na apresentação de pitchs de cinco minutos por parte dos representantes dos negócios habilitados nas etapas anteriores, seguida de avaliação por uma banca composta por quatro pessoas ligadas ao empreendedorismo e à inovação. Como resultado, na categoria Ideação, voltada para a sugestão de ideias e soluções, a E-co Tech ficou em 1º lugar e foi campeã. Já na categoria Tração, destinada a startups maduras e em franca ascensão, a AI4Energy ficou em 3º, ao passo que a Nanoterra, em 2º.
Por suas classificações no pódio, as iniciativas empreendedoras receberão prêmios em dinheiro que vão de R$ 10 mil a R$ 45 mil, a depender da categoria e posição alcançada. Ademais, todas as participantes que cumpriram as atividades e chegaram até a última fase também se graduaram na ocasião. Nesse sentido, além das premiadas, outras seis iniciativas vinculadas ao CEI/UFG obtiveram êxito com a participação no programa.
Aminsecta (spin-off da pós-incubada Hoortech), Biocultivar Sustentável (spin-off da pós-incubada BioGyn), Conectacoop, Grifa (pós-incubada), LunaGreen Bioativos (pós-incubada) e Nutricandies foram outras a integrarem esta edição da iniciativa e a celebrarem a conclusão bem-sucedida da jornada. O NIIS teve o intuito de desenvolver propostas com potencial para enfrentar um problema social ou ambiental do estado de Goiás, selecionando 20 startups. Destas, nove, praticamente metade, tinham ligação com o CEI/UFG.