banner_noticia_centelha.png

Workshop sobre o Programa Centelha 3 é realizado pela UFG e Fapeg

Inscrições para 3ª edição do programa estão abertas até o dia 10 de novembro

Na última sexta-feira (17/10), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) realizaram o Workshop Centelha 3 - 2025. O evento online e gratuito teve como foco apresentar e esclarecer detalhes do edital vigente, iniciativa nacional que estimula o empreendedorismo inovador e a criação de startups em todo o país.

A atividade foi conduzida pelas equipes do Parque Tecnológico Samambaia (PTS-UFG) e do Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI/UFG), orientando estudantes, professores e demais interessados em transformar ideias criativas em negócios de base tecnológica. O encontro contou ainda com o apoio institucional da Fapeg e reuniu representantes do ecossistema de inovação, empreendedores e especialistas em áreas como finanças e modelagem de negócios.

“É um prazer estar aqui nesse momento tão importante para a inovação em Goiás. O Programa Centelha é uma oportunidade para transformar boas ideias em empreendimentos reais, com impacto direto no desenvolvimento do estado” Destacou o representante da Fapeg, Carlos Alkmim.

Durante a abertura, o Diretor de Transferência e Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG, Marinaldo Divino Ribeiro, ressaltou o papel da universidade na formação de projetos.

“Nosso propósito é criar espaços de esclarecimento e incentivo, para que as boas ideias nascidas dentro da universidade possam se tornar projetos sólidos e gerar soluções para a sociedade” afirmou o diretor da unidade.

A programação do workshop incluiu a apresentação da empreendedora Luciane Costa, CEO da Mamãe Pingo, uma startup graduada no CEI/UFG e participante da 2° edição do Centelha. Luciane compartilhou sua trajetória e os desafios de transformar uma proposta inovadora em negócio. Ainda na mesma tarde, a contadora Franciane Barros abordou aspectos financeiros e fiscais do processo de inscrição e o economista Hian Fernandes explicou como estruturar o modelo de negócios e planejar o crescimento das futuras startups.

Detalhes técnicos do edital também foram explicados. O Centelha 3 é o maior programa de empreendedorismo do Brasil, abrangendo todos os estados e o Distrito Federal. Em Goiás, ele é executado pela Fapeg e oferece subvenções econômicas de até R$ 85,4 mil por projeto, além de bolsas de apoio de até R$ 50 mil e capacitações exclusivas para os participantes.

“O Centelha permite que qualquer pessoa, inclusive quem ainda não tem empresa, apresente sua ideia. O foco é o potencial inovador e o impacto positivo que o projeto pode gerar”, explicou Alkmim durante a sessão de perguntas.

As inscrições para o Programa Centelha 3 seguem abertas até o dia 10 de novembro. Mais informações sobre o edital estão disponíveis aqui.

Categories: Notícias Noticias