Depoimento do Prof. Dr. Orlando Afonso Valle do Amaral

Comemorar os quinze anos do Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI) tem um enorme significado para a UFG. Foram quinze anos de grandes conquistas em termos de incubação de empresas, disseminação da cultura do empreendedorismo, organização de palestras e eventos, entre outros. Além destes feitos, queria aqui destacar o papel do CEI na tarefa de demonstrar para a comunidade universitária a importância da construção de espaços físicos e conceituais, que oferecessem oportunidades para que alunos, professores e a comunidade externa pudessem exercitar a sua capacidade de empreender e inovar nas salas de aulas e em ambientes concebidos e construídos para esta finalidade. Fazer isto sem prejuízos à autonomia e independência universitárias e dialogando com as atividades de formação, de pesquisa e de extensão tradicionalmente desenvolvidas pela universidade, foi importante para superar resistências, ampliar horizontes e fortalecer os vínculos entre a universidade e sociedade.

Importante também para a institucionalização e o fortalecimento dos conceitos de empreendedorismo e inovação foi a criação da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), a partir de 2014. O grande incremento das atividades de pesquisa e de pós-graduação na UFG, experimentado nas décadas de 2000 e 2010, resultou no desmembramento da até então chamada Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), em duas Pró-reitorias: a Pró-reitoria de Pós Graduação (PRPG) e a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI). A referência explícita ao tema da inovação na denominação de uma pró-reitoria é, a meu ver, reflexo de uma visão de universidade, compartilhada por várias gestões, que enxergava no fortalecimento das ações voltadas para a inovação e o empreendedorismo um novo componente na formação de alunos bem como novas e importantes possibilidades de interação entre a UFG e a sociedade.