Programa de Mentoria - Apresentação

Atualizado em 29/06/17 15:28.

O que é o Programa de Mentoria do CEI?

Esse programa foi concebido para que os empreendedores incubados ou pré-incubados no CEI recebam orientação de profissionais ou empreendedores com ampla experiência de mercado e que estejam dispostos a compartilhar essas experiências com os empreendedores.

O programa será conduzido por uma equipe de coordenação designada pelo CEI.

Público Alvo

Participam do Programa de Mentoria os empreendedores com projetos ou negócios incubados ou pré-incubados no CEI/UFG.

Objetivo do Programa

Os objetivos do Programa são:

→ Permitir que o empreendedor compartilhe suas dúvidas ou problemas enfrentados no desenvolvimento do seu projeto ou empreendimento;

→ Apoiar o desenvolvimento do empreendedor como empresário e gestor de negócios;

→ Motivar o empreendedor para que estabeleças metas pessoais e para o negócio, que alavanquem o crescimento do empreendimento.

Ao terminar o programa, os participantes deverão ter desenvolvido as seguintes competências:

→ Identificar o modelo de gestão mais adequado ao seu negócio ou projeto, inclusive com o uso de conceitos de diferentes escolas de forma combinada;

→ Perceber como aliar o conhecimento teórico com a sua experiência prática e criar uma cultura própria e adequada ao seu negócio ou projeto;

→ Aplicar o conhecimento adquirido para a melhoria do negócio ou projeto.

Temário básico

A priori os empreendedores podem apresentar qualquer problema para apreciação do mentor. Esse temário depende diretamente as experiências vividas pelos empreendedores e o nível de desenvolvimento do seu negócio.

Contudo a Coordenação do Programa oferece uma lista de temas que são relevantes para qualquer negócio e que podem suscitar dúvidas para os empreendedores:

→ Concepção de produto ou serviço

→ Localização do empreendimento

→ Marketing e propaganda

→ Precificação e modelos de receita

→ Cadeia de suprimentos e logística

→ Ética e responsabilidade social

→ Presença digital e comércio eletrônico

→ Indicadores de desempenho

→ Gestão de pessoas

→ Gestão de Finanças

→ Aspectos legais do negócio e sua formalização

→ Aspectos econômicos e de sustentação do negócio

→ Estratégias de crescimento

→ Sucessão

→ Captação de recursos

→ Investimentos e composição societária

Seleção de Mentores

A Equipe de Coordenação do Programa de Mentoria do CEI/UFG será responsável pela seleção de mentores. Para isso desenvolverá um perfil dos profissionais que desejam convidar para participarem do Programa, com a especificação das qualificações e capacidades necessárias para acompanhar os negócios ou projetos incubados.

Importância do programa

O Programa é uma ferramenta para incentivar o desenvolvimento do talento de cada empreendedor participante. Deve servir como suporte para que os empreendedores possam ganhar vantagem para seu negócio em vista de contar com a mentoria de outros empreendedores que já viveram e venceram desafios na construção de empresas ou negócio.