Evento lançamento CEI

UFG lança oficialmente o CEI

Programa de Incubação de Empresas da Universidade deu espaço à nova marca com formato mais adequado à expansão das atividades

Texto: Camila Godoy
Fotos: Ana Fortunato

O Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI) da UFG, Regional Goiânia, já é uma realidade. Na manhã desta terça-feira (13/9), a incubadora Proine oficialmente se transformou no CEI, que desenvolve atividades que vão além do apoio ao surgimento de empreendimentos, oferecendo cursos, promovendo olimpíadas e programas, entre outros. O lançamento da nova marca ocorreu para contemplar a expansão das atividades do órgão, visto também que o nome Proine não reconhecia os centros nas diferentes regionais. O  evento reuniu pró-reitores, professores, empresários e representantes de incubadoras no prédio da Reitoria, no Câmpus Samambaia.

O coordenador do CEI, prof. Cândido Borges, apresentou os projetos do órgão que, segundo ele, pretende incentivar a cultura do empreendedorismo na Universidade e o desenvolvimento de competências para tal. Para tanto, o coordenador explicou que o CEI continuará ajudando os alunos que querem empreender, mas também incentivará a qualificação de profissionais, oferecendo cursos e oficinas, inclusive aos professores. “Nos próximos meses e ano, queremos ampliar as ações de empreendedorismo social e lançar dois programas para troca de experiências. Além disso, queremos fazer uma adequação do espaço físico que temos para trabalhar, criando um ambiente de co-working”, disse.

Evento lançamento CEI
Cândido Borges apresentou a nova marca do CEI e as propostas de atividades para o futuro

A pró-reitora da Pesquisa e Inovação da UFG, Maria Clorinda Fioravanti, aproveitou a ocasião para relembrar a trajetória do Proine. De acordo com ela, as atividades começaram ainda em 2004, fruto do esforço e empenho da equipe, mas ainda sem muito conhecimento técnico. “No decorrer do tempo fomos agregando isso, aproveitando as oportunidade e aperfeiçoando nosso trabalho. Hoje, tenho certeza que em pouco tempo a fisionomia da UFG vai mudar totalmente. Estamos investindo na formação de pessoas e, portanto, na mudança de uma cultura”, afirmou. A pró-reitora também destacou a importância das parcerias com outras instituições, como parques tecnológicos e o Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI).

As parcerias da UFG com o setor produtivo e fundações de apoio à pesquisa também estiveram presente na fala do reitor, Orlando Amaral. Para ele, antigamente, a Universidade tinha muita resistência em se aproximar desse universo, no entanto, o reitor acredita que essas parcerias são fundamentais para o futuro da UFG: “Precisamos de uma universidade mais próxima da sociedade. É necessário que nossos alunos saiam daqui conscientes da importância da inovação e do empreendedorismo para promover mudanças no mundo e gerar empregos”.

Evento lançamento CEI 2
Reitor da UFG destacou importância de fortalecer a cultura empreendedora na Universidade

Orlando Amaral parabenizou a equipe do CEI, o trabalho do ex-reitor da UFG, Edward Madureira, e o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), que segundo ele, foram fundamentais para a consolidação do Centro. Maria Zaira Turchi, presidente da Fapeg, agradeceu o reconhecimento e abordou a confiança do Estado em projetos responsáveis e compromissados como o do novo Centro de Empreendedorismo e Inovação da UFG.

Fonte: Ascom UFG (https://www.ufg.br/n/91433-ufg-lanca-centro-de-empreendedorismo-e-incubacao)